TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Organizacional

Artigo: Comunicação Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE 1

1) Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação? Identifique cada um deles, a partir da teoria estudada na aula 01 da disciplina. (Valor: 0,5)

Aristóteles foi um dos pensadores que lançaram a base para o entendimento do processo de comunicação. Para ele, três são os elementos fundamentais deste processo, conforme citado por David Berlo, no livro O Processo da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 38: quem fala, o discurso e a audiência. Ainda que mais complexos, com a incorporação de novos elementos, os modelos contemporâneos de comunicação estão calcados nestes três elementos básicos.

O desenvolvimento das formas de comunicação levou à construção de um modelo interpretativo mais amplo do que o apresentado por Aristóteles. Assim, o processo de comunicação é visto hoje como contendo os seguintes elementos:

1. O emissor ou fonte – é o indivíduo ou grupo que emite a mensagem.

2. A codificação – codificar uma mensagem significa formular o conteúdo através de símbolos (palavras, desenhos, gestos etc.) e selecionar o veículo eficaz para sua transmissão.

3. A mensagem – considera-se mensagem qualquer informação ou estímulo que pretendemos transmitir a alguém, envolvendo informações e/ou sentimentos.

4. O canal – é o veículo utilizado para transmitir a mensagem, como o meio verbal, o papel, e os meios de comunicação eletrônicos.

5. A decodificação – ocorre quando a mensagem veiculada chega ao seu destino e os símbolos utilizados na codificação são traduzidos em informações e sentimentos pelo destinatário.

6. O receptor – é a pessoa ou grupo a quem se destina a mensagem.

2) Fazendo uma leitura crítica da teoria estudada na aula 04, conceitue o termo Comunicação Organizacional. Para isso, utilize referenciais diferentes, mas complementares aos autores trabalhados na aula e proponha um diálogo entre os autores pesquisados. (Valor: 1,0)

Para Torquato (986, p. 59), a comunicação empresarial é um processo mais amplo que o da simples informação, visto que aquela “objetiva provocar atitudes voluntárias por parte dos públicos para os quais a empresa se dirige”.

Para Riel (1995) comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais (public affairs), marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa, enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende

Kreps (1990) por sua vez, entende a comunicação organizacional como uns processos através do qual os membros da organização obtêm as informações pertinentes sobre ela e as mudanças que nela ocorrem. Na perspectiva deste autor, a comunicação organizacional desempenha uma função de fonte de informação (data-gathering) para os membros da organização. A informação se constitui na a comunicação organizacional desempenha uma função de fonte de informação (data-gathering) para os membros da organização. A informação se constitui na variável intermediária que une a comunicação à organização.

03) Relacionando os conteúdos estudados das aulas 01 a 05 da disciplina, explique como poderia se ocorrer o processo de comunicação oral entre uma organização e seus colaboradores quando sua equipe de gestores desejasse divulgar para o seu chão de fábrica a missão, visão e os valores da organização. Lembre-se de todos os elementos que compõem o processo de comunicação. (Valor: 1,5)

A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para as organizações no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação interna, gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso.

Sendo assim os gestores (emissores) precisam passar a mensagem de forma clara de forma que todos (os receptores) entendam sem ruídos. É necessário às organizações conhecerem as características das várias formas de comunicação, pois cada uma influenciará na forma de recebimento da informação.

Sendo que quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a missão e, consequentemente aumentará a sua produtividade. Ela é responsável por circular informação e conhecimento, plurilateral mente, isto é, de forma vertical quando circula da liderança para os níveis subordinados e de forma horizontal, entre os empregados do mesmo nível hierárquico, com a finalidade de interação entre as várias áreas das organizações.

4) Considerando os seus estudos de Comunicação Interna e a leitura dos textos complementares sobre Endomarketing, na aula 06 da disciplina, fale sobre o papel estratégico da comunicação entre a organização e seus colaboradores. (Valor: 1,0)

As organizações estão inseridas em ambientes vulneráveis e em constantes mudanças, nos quais a grande volatilidade de informações e a concorrência influenciam em seu desempenho, exigindo agilidade e competitividade.

Devido a esta atual competitividade entre as organizações, somente as com melhores estratégias e diferenciais sobreviverão. Por isso, valoriza-se cada vez mais qualidade e eficiência nos processos organizacionais, fatores que refletem diretamente nos produtos e serviços.

A comunicação, interna é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos às falhas de comunicação. Portanto, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para as organizações que buscam o crescimento e cultura organizacional.

5) A partir do estudo das aulas 07 e 08 da disciplina, estabeleça as diferenças entre uma carta comercial e um memorando. (Valor: 0,5)

Conforme indica Gold (2005), o memorando é um documento de correspondência (empresarial e governamental) utilizado para comunicações simplificadas e rotineiras entre dois órgãos, seções ou departamentos da mesma instituição.

O formato simples desse comunicado e o uso da linguagem direta (sem introduções e fórmulas de cortesia, presentes na carta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com