TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Organizacional

Casos: Comunicação Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Ao comunicação quando não ocorre de maneira clara poderá ser mal interpretada e ocasionar sérios problemas e prejuízos dentro da organização.

No contexto atual das organizações elas hoje se preocupam e investem em profissionais capacitados para gerirem tanto a comunicação interna como a externa. No caso da comunicação interna se não for bem clara e de bom entendimento pode ocasionar problemas que iram afetar o clima organizacional que é de grande importância dentro da empresa. Já na comunicação externa pode criar conflitos tanto com fornecedores, clientes e os acionistas que geralmente tem acesso as informações da organização através de relatórios periódicos que se não forem bem claros pode criar problemas de impactos financeiros sérios para empresa.

Nas organizações do mundo atual não existe mais o papel de chefe e sim de lideres que vão se destacando naturalmente dentro das empresas e os colaboradores hoje não exercem uma determinada e única função pois ele passou a ter uma visão ampla de tudo que ocorre nos setores pois trabalham em conjunto sabendo a importância de cada um dentro de seu contexto.

Segundo Silva (1983, p. 102-119), há vários canais através dos quais a comunicação pode ocorrer:

Canais descendentes;

Canais descentes – orais e visuais;

Discurso anual;

Reuniões;

Entrevistas;

Relação direta;

Rádios;

Alto-falantes;

Telefones;

Semáforos;

Indicadores por números;

Informação anual;

Jornal da empresa;

Cartas diretas ao pessoal;

Manual da recepção;

circulares, panfletos;

boletins murais,

Fazendo uma analise do texto em questão o qual ressalta a importância da comunicação sem ruídos dentro de uma organização que no caso a BRASKEM que é uma petroquímica, uma empresa de grande porte e de capital aberto que além da comunicação interna também tem que se preocupar com a externa pois tem que divulgar periodicamente os seu resultados para os acionistas.

A empresa esta dividida em diversos setores como Recursos Humanos, Financeiro, Markenting e outros que necessariamente devem estar sempre trabalhando em sintonia, buscando uma comunicação clara sem ruídos o facilita o funcionamento do todo dentro da empresa.

A comunicação deve ser sempre clara e objetivo facilitando o entendimento de todos, pois estaremos falando para um publico de diversas camadas sociais e intelectuais nunca se esquecendo disso. A empresa utiliza de várias ferramentas de comunicação inclusive uma revista aonde divulga noticias sobre seus negócios, colaboradores. Existe um responsável para coletar as informações em vários setores da empresa que depois ira filtrar os de maior relevância e então divulga as noticias de forma didática facilitando o entendimento de todos.

A uma atenção especial com a impressa regional aonde a organização incentiva os gerentes de operações a se relacionarem diretamente com os meios de comunicação locais mas para isso fazem media training (que é um treinamento especifico para se postar de melhor forma perante a o publico alvo).

A equipe de comunicação desenvolveu um trabalho de posicionamento da marca no mercado utilizando a missão (“é, em essência , o proposito da Organização”), visão (“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”.) e os valores “que são os princípios que norteiam a organização”.

A importância da equipe de comunicação estar sempre bem informada de tudo o que ocorre dentro da empresa é imprescindível para o sucesso da comunicação interna e externa.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »