TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Organizacional

Ensaios: Comunicação Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação organizacional

A comunicação organizacional interna é uma vasta área de estudos discutidos tanto no meio acadêmico como no organizacional,é o fator responsável pela otimização dos diversos processos organizacionais. A comunicação organizacional pode atuar como processo de criação e troca de mensagens dentro de uma rede de trabalho de relações interdependentes para competir com as incertezas do ambiente.

No contexto de Goldhaber (1991 pag.13 apud ZANLUCHI et al., 2006, p.), ressalta-se que o que o presente trabalho delimita-se à analise dos processos de comunicação organizacional interna, englobam todas aquelas mensagens enviadas ou recebidas dentro dos limites da organização. Sendo assim, consideram-se reuniões, conferências, diálogos face a face, bem como os mais diversos instrumentos utilizados tais como: intranet, murais, telefones, jornais internos, comunicados oficiais e formulários.

Quanto a importância e eficácia da comunicação da organização, calabrese (1997 apud ZANLUCHI et aL., 2006,p.) defende a comunicação e tambem a cooperação como ferramentas indispensáveis para responder imediatamente às constantes mudanças que acontecem no ambiente no qual são inseridas as organizações .

Quanto ao desempenho da comunicação, é importante enfatizar que as habilidades das áreas responsáveis pelo marketing e pela produção trabalharam juntas, em harmonia, pode melhorar os resultados do negocio e sua posição competitiva, Hausman, Montgomery, Roth (2002 apud zanluchi et al., 2006).

“De acordo Paulo Nassar (1995), esta claro que a comunicação organizacional é tão fundamental quanto ao departamento financeiro ou de recursos humanos:” num universo em que a comunicação organizacional administrada se transforma em vantagem competitiva, as organizações e seus gestores passam a ser usinas de imagens que estão permanentemente direcionadas a públicos com poder político e econômico.

Entre os objetivos da comunicação numa organização, Cahen (2005, p.113 apud Tomasi e Medeiros) salienta:

• Conscientizar a opinião publica de que a empresa é excelente “cidadã” tanto do país quanto da comunidade em que atua e envida todos os esforços para contribuir para obtenção do bem-estar psicossocial da comunidade e dos indivíduos desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento cultural, da saúde física e mental, da proteção do meio ambiente. Enfim, de que a empresa considera seus empregados sua maior força e faz o que esta ao seu alcance para proporcionar-lhes uma política de salários e benefícios justa, e está preocupada com o atendimento das reais necessidades de seu clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com