TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação interna e marketing final

Projeto de pesquisa: Comunicação interna e marketing final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

1. Comunicação Interna e Endomarketing.

Comunicação Interna

É uma ferramenta de comunicação que transmite informações da Instituição para seus funcionários como novas ações, estratégias, objetivos e metas de trabalho, as mensagens podem ser transmitidas por vários meios de comunicação como telefone, e-mail, entre outros. Pode-se atribuir a comunicação interna como

sendo um processo de comunicação que visa estabelecer relações de vínculos entre a organização e seus funcionários, mantendo-os bem informados no que se refere à empresa.

Endomarketing

É um conjunto de ações institucionais que a empresa utiliza para fidelizar seus funcionários, torná-los seus consumidores e fazê-los acreditar na camisa da companhia. Os funcionários ou colaboradores internos são considerados clientes assim como os consumidores finais. O Endomarketing pode ser considerado uma ação interna que incentiva seus colaboradores a atenderem melhor os consumidores finais e, assim, fazer um trabalho com mais qualidade. A empresa tem como intuito de, antes de vender seus produtos a terceiros, é necessário que os seus colaboradores os comprem primeiro, para assim persuadir o consumidor final. Formando uma aliança entre empresa, consumidor, produto e colaborador. Construindo e mantendo um relacionamento com seu público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas e vendedores), os tornando aliados da Instituição.

Comunicação Interna são processos de informação, enquanto o Endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa.

2. Vantagens organizacionais advindas de uma política específica de Endomarketing

Quando motivados e comprometidos, os funcionários podem influenciar de forma positiva, quebrando barreiras, enfrentando dificuldades e conquistando todos os desafios que venham a surgir pela frente. Existem várias maneiras de elevar a satisfação, a motivação, a participação e a contribuição das pessoas na organização.

Alguns pequenos detalhes podem fazer a diferença quando se quer obter um bom clima organizacional e, consequentemente, a realização das metas e objetivos da empresa, como oferecer um ambiente de trabalho com condições adequadas e seguras para o desenvolvimento do trabalho diário, realizar treinamentos dentro e fora da empresa, oferecer uma oportunidade de futuro na organização, dar às pessoas um trabalho que elas sintam como importante, dar autoridade e responsabilidade, independência e autonomia em suas tarefas e recursos, permitir que as pessoas tomem decisões a respeito do seu trabalho, acentuar a colaboração e o espírito de equipe, promover a informação em todos os níveis, construir relacionamentos, desenvolver capacidades, procurar sempre oferecer um bom ambiente físico e psicológico.

O principal benefício percebido é a construção de relacionamentos com base na confiança, transparência e comunicação, compartilhando os objetivos da empresa e principalmente construindo a concepção de que todos são clientes e que os colaboradores são os primeiros clientes dos produtos ou serviços da empresa. Sendo assim, o objetivo é orientar a empresa para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com