TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Comportamento

Artigo: Conceito De Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Comportamento

O comportamento é a maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno.

Existem diversos modos de comportamento, que variam consoante as circunstâncias em questão. O comportamento consciente é aquele que se realiza na sequência de um processo de raciocínio. Este tipo de comportamento por ser exemplificado com o acto de cumprimentar um conhecido quando se cruza com o mesmo na rua.

O comportamento inconsciente, em contrapartida, ocorre de forma praticamente automática, uma vez que o sujeito não pára para pensar ou reflectir sobre a acção (como, por exemplo, coçar-se depois de se ter sido picado por um mosquito).

O comportamento privado tem lugar na intimidade do lar ou solitariamente. Neste caso, o indivíduo não tem de se sujeitar aos olhares indiscretos das outras pessoas. O comportamento público é precisamente o contrário, uma vez que ocorre na presença de outros seres humanos ou em espaços partilhados com a restante sociedade.

Na óptica da psicologia, o comportamento é tudo aquilo que faz um ser humano perante o seu meio envolvente. Cada interação de uma pessoa com o seu ambiente implica um comportamento. Quando esse comportamento apresenta padrões estáveis, pode-se falar de conduta.

É possível falar de bom comportamento ou de mau comportamento, consoante a forma como as ações se podem enquadrar dentro das normas sociais. Uma criança comporta-se mal quando desobedece aos seus pais e não cumpre com as ordens que lhe tenham sido dadas. Regra geral, o mau comportamento resulta num castigo por parte da autoridade social (os encarregados de educação, os professores, um juiz, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com