TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Itemperismo

Por:   •  26/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de intemperismo

O intemperismo é o processo de degradação ou transformação da rocha através das subdivisões químicos, físicos e biológicos. Toda sua dinâmica acontece devido aos agentes exógenos de transformação do relevo como a agua, vento, seres vivos, temperatura e pressão.

O processo de degradação forma pequenas partículas dos minerais antes coesos, chamados de sedimentos. São alguns exemplos a areia da praia, os grãos de poeira entre outros. Sob as condições físico-químicas, que são fundamentais em todo o processo, esses sedimentos darão origem as rochas sedimentares e aos solos que são oriundos de um amontoado de minerais desagregados. Um dos fatores condicionantes para o intemperismo é a continuação mineral da rocha.

Agentes Exógenos

Os agentes externos mais representativos são água, vento, variação de temperatura e seres vivos. São esses que atuam sobre a superfície promovendo as alterações de maneira gradual no relevo, assim classificando-os como “agentes intempéricos”.

A água é um dos elementos naturais mais poderosos na modificação física e química da rocha, intensificando os processos de sedimentação, ou seja, a modificação de grandes corpos rochosos em pequenas partículas, que serão posteriormente transportadas.

As águas das chuvas, por exemplo, agem desde o impacto das gotas até a lixiviação superficial e interna, quando em presença de fraturas, leva ao transporte dos sedimentos gerados. Já os rios atuam nos processos erosivos em suas margens, como também no transporte de grande quantidade de material sedimentar das áreas continentais para as áreas oceânicas. Os mares atuam na modificação, principalmente, do relevo litorâneo incluindo na formação das areias das praias.

Já os ventos possuem um poder erosivo menor que da água, entretanto, geram uma modificação contínua mesmo que lenta do relevo. São responsáveis pelos processos erosivos eólicos e também pelo transporte de sedimentos. A abrasão é um processo erosivo gerado pelo vento que forma estruturas bem especificas desse agente.

As mudanças de temperatura intensificam os processos de intemperismo dos solos e das rochas por interferirem em processos de dilatação térmica, o que provoca a formação de quebras ou rupturas. Períodos de secas severas e prolongadas também podem ocasionar graves impactos sobre a composição dos solos.

 Intemperismo físico

        Quanto ao intemperismo físico seus processos de desagregação da rocha é única e exclusivamente mecânico, não há a alteração química da rocha. Esse processo causa uma desagregação da rocha em fragmentos cada vez menores, mas com as mesmas estruturas químicas. Sendo assim, esses processos são predominantes em regiões áridas e de precipitação baixa, a exemplo dê desertos e regiões glaciais. Tais regiões tem como característica grande variação térmica, favorecendo a dilatação dos minerais entre outros resultados que serão citados.

Variação de temperatura: é bem comum em locais de climas secos, sejam lugares quentes ou frios. Quando a temperatura está muito quente as rochas tendem a expandir e quando faz frio se contraem. Isso enfraquece as estruturas das rochas e ajuda a fazer com que elas se fragmentem. Também temos que considerar que os minerais que compõem as rochas tem coeficientes de dilatação diferentes entre si e pior isso mesmo facilitam a fragmentação das rochas.

Congelamento da água: A água percola fissuras nas rochas, e com o cair da temperatura ela se congela aumentando seu volume em 9%, e com a variação de temperatura onde por várias vezes vai provocar o aumento de pressão interna, os minerais internos da rocha vão começar a se desassociar, provocando o prolongamento das fraturas preexistentes.

 Cristalização de sais: Os sais em solução penetram o solo nas regiões desérticas, quando sua temperatura é elevada eles ascendem a superfície com a água em estado gasosa, próxima da superfície deposita sais que cristalizam e tem seu volume aumentado.  

Alivio de pressão: Rochas que estão em grandes profundidas estão sob enorme pressão e temperaturas elevadas. Quando as camadas sobrepostas são erodidas e lixiviadas, e esse corpo rochoso ascende a superfície e quando muda de atmosfera e a pressão diminui, provoca a expansão da rocha que forma as estruturas conhecias.  

Ação mecânica das raízes das arvores: Neste caso há uma intercessão do intemperismo físico e biológico, pois uma raiz de uma arvore pode desagrega os minerais de certas rochas.

Intemperismo químico

A principal característica desse tipo de Intemperismo é a quebra das estruturas químicas dos minerais que compõem as rochas ou mesmo o seu sedimento (o material de origem). Depois dessa quebra das estruturas químicas as rochas passam por um processo de decomposição.

A intensidade do Intemperismo depende da região em que ele está ocorrendo. Ou seja, fatores como o clima, vegetação, pluviosidade, composição da rocha entre outros estão diretamente ligados com o quanto de Intemperismo irá ocorrer. As regiões intertropicais são mais favoráveis para a ocorrência desse fenômeno já que há um alto nível pluviométrico nas baixas latitudes, e considera-se a água o principal agente. O intemperismo químico se divide em alguns processos que serão citados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com