TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Centrais De Gestão Organizacional

Ensaios: Conceitos Centrais De Gestão Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO PÚBLICA

MARCIA MARIA GUIDO OLIVEIRA

CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

RIO DE JANEIRO

2014

MARCIA MARIA GUIDO OLIVEIRA

CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual individual relativa ao 1º e 2ºSemestre, Portfólio para as Disciplinas de:

Fundamento da Gestão Pública

Gestão de Pessoas

Economia no Setor Público

Ética, Política e Sociedade

Seminário I; Professores: Karen Hiramatsu, Wilson Salvalagio, Mônica Maria Silva, Marcia Bastos de Almeida e Rinaldo José Barbosa.

Da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

RIO DE JANEIRO

2014

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho ao meu Marido, que foi compreensiva nos momentos difíceis e sempre me estimulou.

AGRADECIMENTOS

Aos professores, pelas orientações metódica e precisa nos diversos encontros em sala de aula e, que continuem em suas trajetórias orientando alunos de graduação pela sua ótica critica e imparcial quanto à Gestão Pública no Brasil.

À UNOPAR, instituição onde estou tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos científicos e profissionais através de orientações de professores e vivencias de práticas pedagógicas.

SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................................7

2. Aspectos Históricos sobre a Gestão Organizacional....................................................8

3. Conceitos Sobre Gestão Organizacional.......................................................................9

4. Organizações Empresariais sobre Aplicações..............................................................11

5. Conclusão..................................................................................................................13

8. Referências.................................................................................................................14

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda algumas questões fundamentais do entendimento da inovação na gestão das organizações empresariais, enfocando o seu processo histórico e enfatizando conceitos dentro de uma abordagem histórico-teórica, além de fazer uma relação crítica com suas aplicações em micro, pequenas e médias empresas em países em desenvolvimento ou periféricos como o Brasil.

Compreende uma pesquisa teórica (MUNHOZ, 1989: 29), descritiva e documental (GIL, 1996: 51) acerca da inovação na gestão organizacional, seus conceitos, sob uma análise histórica desde as suas primeiras escolas da Administração surgidas no final do século XIX, assando pela produção artesanal nos primórdios do capitalismo, pela produção em massa até a micro-eletrônica, verificando as implicações destes conceitos construídos ao longo da História em micro, pequenas e médias empresas.

O conhecimento é, portanto, um marco fundamental em termos de organização do trabalho e de processos de gestão, pois relativiza a dicotomia entre a concepção e a execução da tarefa. O trabalhador do conhecimento, por sua vez, passa de mero executor de tarefas para estabelecer a sua própria lógica de trabalho. Ele deixa de ser especialista numa área do conhecimento, tornando-se mais flexível e multidisciplinar, apto para a realização de trabalhos em equipe, com objetivo comum de solucionar os problemas da organização. Os projetos de lei complementar que tramitam nas duas casas do Congresso Nacional também serviram de subsidio no desenvolvimento desse estudo, através da identificação das posições de consenso quanto à estrutura de uma nova lei e das divergências quanto aos principais temas.

A partir dos dispositivos legais e das propostas legislativas foi possível definir o conteúdo básico da nova legislação, sua estrutura e os principais temas que poderão dar sustentação às praticas orçamentárias dos entes federativos.

Os conceitos de organização, tecnologia, inovação e gestão e sua implicações e relações ajudam na compreensão de muitos fatores que envolvem a inovação na gestão organizacional e a importância e necessidade de relacioná-la a outros fatores culturais e sociais. O deslocamento da Sociedade Industrial para uma sociedade baseada em informação e conhecimento é motivado especialmente pelo novo fator de produção que, de fato, é o conhecimento. Este passa a ser o motor da economia e se transforma na principal forma de produção.

2 – ASPÉCTOS HISTÓRICOS SOBRE A GESTÃO ORGANIZACIONAL

Os primórdios da Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com