TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção de comportamento organizacional

Seminário: Concepção de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de Comportamento Organizacional, analisando a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações, as inovações tecnológicas e o papel do líder dentro de uma organização. Vamos também entender a diferença de eficiência e eficácia e ver como as pessoas estão se adaptando as mudanças constantes e o que esperam desse novo modelo de administração que está cada vez mais tomando espaço no mundo competitivo.

O funcionamento das organizações tem sido objeto de análise de muitos pesquisadores cujos estudos resultam em teorias e conceitos na busca de conhecer e de propor melhorias às organizações.

Compreender uma organização é um desafio necessário nos dias atuais, pois uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanço e patrimônio que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir de líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

Denis Anísio Carvalho - http://www.webartigos.com/artigos/comportamento-organizacional/44374/

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional, algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação.

Na administração existem dois conceitos de eficiência e eficácia, que são considerados iguais para a maioria das pessoas. Porém possuem significados diferentes.

A eficiência trata de como fazer, não do que fazer. É a capacidade do administrador em obter bons produtos (desempenho), utilizando a menor quantidade de recursos. Um líder eficiente é aquele que desempenha seu papel com sucesso e realiza as tarefas da melhor forma possível.

A eficácia trata do que fazer, de fazer a coisa certa. É a capacidade do administrador em fazer aquilo que é preciso, escolher o melhor meio de produzir um produto e adequar ao mercado.

A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.

O administrador ideal é aquele que é eficiente e eficaz, que apresenta os propostos resultados em curto prazo, com qualidade e sem cometer muitos erros.

Os conceitos de Comportamento Organizacional

Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Podemos definir o comportamento organizacional como uma ciência que estuda a dinâmica das organizações e investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sócias. A psicologia ajuda os praticantes de comportamento organizacional a compreenderem os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos. As teorias psicossociais explicam o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, o stress no trabalho e a avaliação de desempenho. A sociologia afeta o comportamento especialmente no nível macro, o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança. A antropologia contribui para uma análise cultural do conflito. Por fim, a Ciência Política contribui especialmente para um melhor entendimento do poder; comoeste distribui na organização. O comportamento organizacional baseia-se no método científico que prevê observação, predição e mensuração.

Vejamos o que alguns autores abordam sobre o tema de Comportamento Organizacional e seus sistemas.

Idalberto Chiavenato

Comportamento Organizacional – É o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiram.

Sistema Aberto - O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.

Sistema Fechado - são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo.

Stephen P. Robbins

Comportamento Organizacional - É um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. Estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

Sistema Fechado - são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo.

O comportamento apesar de ter um conceito complexo é uma área de importância que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações. Estuda o comportamento, as atitudes e o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com