TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento

Resenha: Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA DO CONHECIMENTO

ALUNA: Marines Maciel De Oliveira

UNIP - Universidade Paulista

Numa abordagem original o autor explora os processos de conhecimentos no qual não se refere apenas em conhecimento de estudos, mas no conhecimento obtido por experiências da vida, por ensinamentos antigo .

Em que o ser humano e o único ser que tem o poder de pensar e agir, o homem poder obter conhecimento e experiências q poder ser guardadas e repassadas de pai para filho, o homem tem a inteligência e pode obter educação e cultura. Os animais apenas apreendem a sobreviver na natureza.

O homem pode obter conhecimento e o q nos possibilita a ver a realidade, em agir com firmeza, certeza, segurança e precisão nas circunstancia.

No texto o autor cita o livro metodologia cientifica Cervo & Bervian como exemplo “ com relação ao homem, pode considera-lo em seu aspecto eterno e aparente e dizer uma serie de coisas q o bom senso dita ou a experiência cotidiana ensinou; pode-se, também, estuda-lo com espírito mais serio, investigando experimentalmente as relações existente entre certos órgãos e suas funções; pode-se, ainda, questiona-lo quanto a suas origem, sua realidade e destino e, finalmente, investigar o q dele foi dito por Deus através dos profetas e de seu enviado Jesus Cristo.

Através do texto o autor cita os tipos de conhecimento em q o homem teve q se apropriar.

Conhecimento Empírico

Conhecimento Ciêntifico

Conhecimento Filosófico

Conhecimento Teológico

CONHECIMENTO EMPIRICO: E o conhecimento que adquirimos no dia a dia, com erros e experiências não planejadas. No texto o autor cita uma frase “ e o saber q preenche nossa vida q se possui sem haver procurado, sem aplicação de método e sem haver refletido sobre algo” ( Balbine, 1957: 21).

CONHECIMENTO CIÊNTIFICO: E o conhecimento racional e objetivo, exato e verificável da realidade. O autor cita “e uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”. E confirma q esse conceito ganhou forca a partir do século XIV com Cópernico, Bacon, Galileu, Descarte e outros.

CONHECIMENTO FILOSOFICO: Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate, do filosofar.

CONHECIMENTO TEOLOGICO: E baseado exclusivamente na Fe, revelações sobrenaturais da divindade. A Fe não e cega, baseia – se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes da sustentação. Tornada hoje fonte de obseçao.

Hoje em dia o conhecimento é um poder disputado e usado como mecanismo de opressão. E tudo que existe hoje pode ser questionado. O conhecimento nos possibilita interagir com diferentes perspectiva e mudando a realidade. O conhecimento destitui o ser humano do ser animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com