TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Sobre O Corpo

Relatório de pesquisa: Conhecimento Sobre O Corpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

1-O que célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas?

Célula é a unidade estrutural e funcional básica do corpo, são elas as células procariontes e as células eucariontes.As células procariontes tem como principal característica a ausência de carioteca e são pobres em membranas e organelas, são desorganizadas, dentro delas não existe uma função definida, ela não possui núcleo e sim nucleoide, possui um DNA circular e ribossomo 70S, é representado pelo reino monera, que é formado pelas bactérias.Já as células eucariontes são mais complexas, elas possuem um núcleo individualizado denominado carioteca, e possuem membranas que são cada uma responsáveis por funções fundamentais para a manutenção e divisão das células.Elas são representadas pelos protozoários, plantas, fungos e animais, onde no mesmo os humanos estão presentes.Na célula eucarionte cada um tem sua função e espaços definidos e nelas estão presentes vários tipos de organelas membranares, como por exemplo as mitocôndrias, reticulo,complexo de golgi entre outros.

2-Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

A água de todas as biomoléculas é a mais indispensável para os organismos vivos pois ela é constituinte da maior parte de um organismo, no corpo humano ela compõe cerca de 70% de água, e é fundamental para o processo celular, serve também como meio de locomoção para as substancias e protege as células contra mudanças de temperaturas, mantendo constante a temperatura dos seres vivos.

Os carboidratos são as moléculas mais abundantes na natureza e uma das principais fontes de energia celular, constituem também a membrana celular e da matriz extracelular, são eles os glicídios (açucares).Os lipídios possuem uma estrutura molecular bem variada, não tendo assim uma única função orgânica, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.Fazem a reserva energética e estrutural e é o principal componente da membrana plasmática, e são importantes na manutenção da temperatura corporal em aves e mamíferos, a gordura que esta no tecido adiposo tem a função de isolante térmico, não deixando que o calor se perca, mantendo a temperatura do corpo.

As proteínas são macromoléculas formadas por pequenas moléculas de aminoácidos unidos por uma ligação peptídica, a proteína é a biomolécula com maior diversidade estrutural e funcional, as proteínas fornecem material para a construção e manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas por uma cadeia de nucleotídeos, controlam todas as atividades celulares, com o armazenamento das informações genéticas, existem duas formas o RNA e o DNA.

3-Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

A membrana plasmática é composta por uma dupla camada de lipídios, em posição central onde estão as moléculas de proteínas e carboidratos que é o fosfolipídios.O transporte de moléculas da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos, transporte passivo e transporte ativo.No transporte passivo não há gasto energético, a molécula passa do meio de maior concentração para o de menor concentração, depois muda de forma e se ejeta ou forma um canal de passagem.Já no transporte ativo, há gasto de energia, o gasto ocorre porque a molécula devera ser transportada de um meio de menor concentração para o de maior concentração, o que permite a passagem da molécula com gasto de enrgia.

4-Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

Estruturalmente a mitocôndria apresenta um sistema duplo de membrana, uma externa e outra interna. A membrana externa é lisa e apresenta 50% de proteína e 50% de lipídios, já a membrana interna possui inúmeras pregas chamadas cristais mitocondriais, onde se fixam as enzimas oxidativas, apresentam 80% de proteína e 20% de lipídios. Sua principal função é a respiração celular.

5- Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

O tecido epitelial é constituído por células justapostas, são aderidas umas as outras não tendo assim espaço entre elas, e tem pouquíssimo material extracelular.

Existem dois tipos de tecidos epiteliais, epitélio de revestimento e epitélio glandular. Os epitélios de revestimento revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, tem função de proteger o organismo, fazendo uma barreira contra a entrada de micro-organismo, absorve nutrientes e divide o organismo em compartimentos funcionais. Já o tecido epitelial glandular é constituído por células especializadas na produção e na secreção de substancias.

6- Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são suas funções?

O tecida conjuntivo pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com