TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Sobre O Corpo

Trabalho Escolar: Conhecimento Sobre O Corpo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

CONHECIMENTO SOBRE O CORPO I

Atividade de Biologia.

Com base nos estudos das unidades 1, 2, 3 e 4, que trataram dos principais conceitos em Biologia Celular e Histologia, responda às questões a seguir.

1) O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.

2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célu¬la eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

7) Quais são os tipos de cartilagens encontradas?

8) Quais são as células componentes do tecido ósseo, suas funções e sua importância durante o processo de reparo ósseo após fraturas?

9) Como é constituído o tecido muscular? Quais os tipos encontrados e suas funções?

10) Qual a composição celular do tecido nervoso e suas funções?

Respostas

1 - Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular.

Os dois tipos celulares básicos são as células procarióticas e as células eucarióticas.

Procarióticas - Podemos dizer que as células procarióticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma.

Eucarióticas - é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

2 - Água, carboidratos, lipídios, proteínas e os ácidos nucléicos, conhecidos por DNA E RNA. Todas essas biomoléculas são formadas basicamente por oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio

A água é o maior constituinte de um organismo, tanto que o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, fazendo-se, portanto, necessária para todos os processos metabólicos celulares.

Ela tem como função ser solvente, reagente, na regulação do equilíbrio térmico e como lubrificante. A água é capaz de dissolver muitas substâncias. Assim, possui papel importantíssimo na dissolução dos reagentes que participam das reações metabólicas dos organismos.

Os carboidratos são considerados as maiores fontes de energia para o metabolismo celular, a principal função dos carboidratos é a de reserva de energia para o metabolismo celular.

As proteínas têm diversas funções dentro do organismo e em geral podemos dizer que elas têm função energética e estrutural. Responsável pela defesa do organismo.

Outra importante fonte de energia celular são os lipídios, mas suas funções não param por aqui. Os lipídios são as gorduras encontradas no corpo humano. Sua característica básica é que são insolúveis em água e solúveis somente em solventes orgânicos, como o éter e o álcool. Além da função de reserva energética, os lipídios são importantes na manutenção da temperatura corporal e, também, são os principais componentes das membranas celulares.

Os ácidos nucléicos, conhecidos por DNA, e RNA, que significa "ácido desoxirribonucléico”, e "ácido ribonucléico”. Tem grande importância biológica, uma vez que estão relacionados com o controle da atividade celular e com o armazenamento das informações genéticas.

3 - A membrana plasmática é composta por fosfolipídios e proteínas dispostos num arranjo tipo mosaico fluido, delimitando as células.

Os dois tipos de transporte entre a membrana plasmática são transporte passivo e o transporte ativo.

4 - A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas. As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas.

A função da mitocôndria dentro de uma célula é fundamental e diz respeito à respiração da mesma. A mitocôndria é responsável por todo o procedimento de respiração.

5- O tecido epitelial é formado por células justapostas, ou seja, intimamente aderidas umas às outras, com pouco material extracelular entre elas.

Existem dois tipos de epitélios:

O epitélio de revestimento, que, como o próprio nome diz, reveste as superfícies externas e as cavidades corporais, como pele, cavidade bucal, tubo digestório etc.; e os epitélios glandulares, formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e as glândulas sudoríparas.

Existe, ainda, um tipo especial de epitélio chamado neuroepitélio, com a capacidade de captar estímulos externos como luz, odor e gosto.

6- O tecido conjuntivo pode ser classificado em: Tecido conjuntivo propriamente dito, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido com propriedades especiais.

Tecido conjuntivo propriamente dito - É o tipo mais comum de tecido conjuntivo e existe em praticamente todo o corpo. Corresponde à maior parte das descrições de células e matriz extracelular apresentadas até agora neste módulo e suas funções mais importantes são:

• Suporte de epitélios de revestimento e glandulares

• Suporte de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos

• Suporte dos componentes do tecido muscular

• Preenchimento de espaços no interior de tecidos, entre tecidos e entre órgãos

• Proteção e contenção de órgãos formando cápsulas ao seu redor

• Contenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com