TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Sobre O Corpo I

Ensaios: Conhecimento Sobre O Corpo I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 11

1) - O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

R: A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos. Todas as células provêm de células pré-existentes. A célula é a unidade fundamental de reprodução, hereditariedade e desenvolvimento dos seres vivos. A célula é o centro para a compreensão dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos, divide-se em dois grandes grupos: células procarióticas e células eucarióticas

A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de autoduplicação independente. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares consistem em uma única célula.

No entanto, Pensa-se que este tipo de células tenha evoluído a partir das células procarióticas. Característica das células eucarióticas: possuem núcleo individualizado e um invólucro que delimita o material Característica da Células Eucarióticas: genético. Estas células são também, mais complexas do que as procarióticas, devido à sua organização estrutural. Possuem um sistema membrana interno, bastante complexo, constituído por retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos, vacúolos, parede celular, centríolos, lisossomos, ribossomos e citoesqueleto.

Por tanto, as células eucarióticas dividem-se em dois tipos: células eucarióticas animais e células eucarióticas vegetais.

2) - Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

R: Biomoléculas são compostos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos de Carbono cujas massas são formadas em 99% de C, H, O, N ou seja são as proteínas, açúcares, lipídios, DNA, etc. Em porcentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigênio 25 a 30%; Nitrogênio 08 a 10%; Hidrogênio 03 a 04%. Muitas biomoléculas são assimétricas, ou seja, possuem centros quirais, átomos de carbono com quatro ligantes diferentes. Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula. As Macromoléculas: são biomoléculas de alto peso molecular,muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas.

3) - Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

R: A membrana plasmática é composta basicamente, por lipídeos e proteínas. Os lipídeos formam uma dupla camada fluida, onde a sua estrutura está disposta deforma que a região entre a dupla camada da membrana é hidróbica e as facesinterna e externa são hidrofílicas. Nessa bicamada lipídica estão inseridas proteínas que são fundamentais para o funcionamento dessa membrana. A principal função da proteínas é a de selecionar todas as substâncias que entram e saem da célula. Essas proteínas podem estar na forma canais (que irão formar "poros" na membrana capazes de selecionar especificamente as substâncias requeridas), estes incluem os canais de sódio e potássio, Na/K. Existem também outras proteínas de membrana que podem estar presas à membrana por uma região, mas a maior parte pode estar livre dentro ou fora da célula. Essas proteínas são muito importantes para a comunicação dentro ou fora da célula.Elas passarão ou receberão as informações necessárias, um exemplo deste tipo de proteína é o glicocálix que fica na região externa da célula.

Existe dois tipos de transporte entre a membrana plasmática; ( Transporte Passivo e o ativo).

O transporte passivo: Quando as substâncias passam livremente através da membrana plasmática. Ocorre sem que a célula precise gastar energia. transporte que ocorre também através da membrana semipermeável, sem gasto de energia (ATP) e com intervenção de proteínas transportadoras (caso da difusão facilitada), O transporte é a favor do gradiente concentração

Difusão Facilitada: e é utilizado para fazer o transporte de macromoléculas(moléculas de grandes dimensões), sem gasto de energia e com intervenção de proteínas: permeasses.

Difusão Simples: transporte a favor do gradiente concentração, sem gasto de energia, transporte de pequenas substancias e ínos.

O transporte Ativo: Bomba de sódio-potássio - As células vivas precisam manter no seu interior concentrações de íons sódio e potássio diferentes das encontradas no meio extracelular. As células humanas mantêm sempre a concentração interna de íons de potássio (K+) cerca de 20 a 40 vezes maior que a concentração do meio externo e a concentração de íons sódio (Na+) sempre de 8 a 12 vezes menor.

Para manter essas concentrações de K+ e Na+ constantes, a célula gasta energia, "bombeando" íons k+ para dentro do citoplasma e os ínos Na+ para fora. Dessa forma, os íons sódio e potássio atravessam a membrana plasmática contra o gradiente de concentração do meio menos concentrado para o mais concentrado, através de um transporte ativo.

4) - Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

R: A mitocôndria possui a matriz, DNA, Membrana Interna, Espaço inter-membrana, Membrana externa e ribossomos. É importante lembrar que como as mitocôndrias possuem DNA próprio ela não depende de ninguém para ser criada, ela mesma gera outras mitocôndrias, sua principal função é respiração celular e produção de energia.

A sua função pricipal é, a usina da célula, responsável pela respiração celular, produção de energia-ATP(adenosina-trifosfato), Isso é fundamental para os transportes ativos que acontecem na célula.

5) - Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

R: O tecido epitelial, denominado epitélio, é formado por um conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados (por exemplo, do ser humano), realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas.

Esse tipo de epitélio normalmente possui uma de suas superfícies em contato com o tecido conjuntivo, intermediado pela lâmina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com