TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimentos Sobre O Corpo

Ensaios: Conhecimentos Sobre O Corpo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

1) Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

As fossas nasais: têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado.

A faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório: por ela passam o alimento, que se dirige ao esôfago, e o ar, que se dirige à laringe.

A laringe: age como uma válvula para impedir não só a passagem de ar durante a deglutição como também que partículas alimentares possam penetrar na via respiratória;

é via aerífera; é órgão essencial da formação dos sons (função vocalizadora)

A traquéia: é um tubo que bifurca-se no seu interior, ligando a laringe aos brônquios, para levar o ar aos pulmões durante a respiração.

Os brônquios: fazem as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular.

Os bronquíolos são adicionalmente subdivididos de acordo com suas funções:

1. Bronquíolos: não respiratórios (condutores), incluindo os bronquíolos terminais, são também simples vias aéreas condutoras;

2. Bronquíolos: respiratórios, onde ocorrem trocas gasosas.

Nos alvéolos pulmonares ocorrerão as trocas gasosas (Hematose), onde acontecerá a passagem de gás oxigênio dos alvéolos para os capilares, e gás carbônico dos capilares para os alvéolos.

A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.

2) Como ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos?

Através dos capilares são os menores vasos sanguíneos e por esse motivo, eles conseguem alcançar os menores e mais remotas partes do corpo humano, onde os vasos maiores não poderiam irrigar por esta razão eles fornecem trocas entre o tecido de sangue e nos tecidos periféricos, com efeito, a sua parede é permeável à água, eletrólitos, oxigênio e nutrientes (aminoácidos, glicose, lipídeos, vitaminas) permitindo a nutrição de células e a evacuação de resíduos do metabolismo celular, a velocidade muito baixa do fluxo sanguíneo nos capilares proporciona tempo suficiente para efetuar trocas. Há também válvulas esfíncteres que são sensíveis à composição química do sangue, permitindo assim a regulação da distribuição do fluxo sangüíneo.

3) Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática de atividade física? O aparelho cardiorrespiratório ajuda ao usuário aperfeiçoar o seu desempenho tendo em vista que ele pode verificar a sua freqüência cardíaca e se adaptar para um melhor aproveitamento da atividade física.

4) Quais são os órgãos componentes do sistema digestório e suas respectivas funções?

-Boca: recebe o alimento e faz a digestão do amido.

-Faringe: local de passagem do alimento, também de passagem de ar para os pulmões. -

-Esôfago: conduz o alimento ao estômago.

-Estômago: realiza a digestão de mais substâncias, tendo a pepsina como uma das digestoras.

-Intestino delgado: realiza a digestão das últimas substâncias, tendo a tripsina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com