TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio Modular

Artigos Científicos: Consorcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  5.858 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A indústria Automobilística sempre foi considerada como inovadoras dos padrões de produção e o trabalho.

Podemos usar como exemplo as inovações introduzidas por Henry Ford com como a produção em massa, a produção desenvolvida por Ohno na Toyota, os Grupos semi-autônomo implementados na Volvo e, mais recentemente, o Consórcio Modular implementado na fábrica da Volkswagem em Resende-RJ.

Conceito .

O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, agora dividindo com seus fornecedores. Pode-se supor que caso a experiência continue sendo bem sucedida como parece, poderá no futuro, se tronar um modelo de organização de produção e também do trabalho em diversos setores da economia mundial.

Vantagens e desvantagens

Principais vantagens de um arranjo tipo consórcio modular são:

- Proximidade física: Os fornecedores se encontram agora na mesma planta da montadora.

- Facilidade de comunicação: Este arranjo permite maior comunicação entre as empresas, já que existe um ambiente de confiança e parceria.

- Maior participação dos fornecedores de primeiro nível: A participação é identificada em todos os pontos de um projeto, desde a fase de desenho/protótipo até a sua produção em série, com o objetivo de redução de custos e tempo. - Maior agilidade na solução de problemas como qualidade, suprimento e engenharia: A presença dos fornecedores na lista de montagem faz com que eles tenham acesso direto aos possíveis problemas, sendo que, fora desse sistema só seriam descobertos e solucionados após reclamações do cliente direto.

Principais desvantagens do sistema modular são:

- Necessidade de decisão em conjunto: O que pode ser uma dificuldade no momento de tomada de decisões, não é nada fácil. As decisões precisa ser tomadas em conjunto, algumas negociações que em arranjos tradicionais seriam feitos pelo gerente de um departamento, no consórcio modular e necessário a presença de representantes de todas as empresas parceiras. - Gerenciamento de diversas empresas em um único ambiente: Este fator representou grande problema no início do projeto. Mas, com o amadurecimento do arranjo e das empresas que o compõem as diferenças podem ser resolvidas com mais facilidade. - Necessidade de sinergia: Para se obter o resultado desejado é necessário que todas as empresas/executivos trabalhem em conjunto. - Possibilidade de competição entre parceiros: No convívio com diversas empresas podem surgir algumas situações de competição, na procura por objetivos particulares. - Existência de filosofias individualistas no trabalho: Algumas empresas podem apresentar formas mais individualistas de trabalho, o que prejudica o bom andamento do arranjo, já que muitas informações podem não ser repassadas. - Receio quanto ao compartilhamento de informações: Fato que foi bastante comum no início do consórcio, já que não existia uma confiança estabelecida entre as empresas. A maior preocupação que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com