TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio Modular

Trabalho Escolar: Consorcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Com necessidade de avançar do sentido competitivo as empresas foram pressionadas a buscar novas formas de permanecerem no mercado, baixando seus custos de produção, diminuindo estoques e também minimizando o lead-time de modo a maximizar os lucros através da agilidade na fabricação de seus produtos. Todas essas ações foram geradas através da inovação em seus processos produtivos.

O objetivo desta resenha é falar um pouco sobre alguns dos sistemas que deram a oportunidade para essas empresas de produzirem mais produtos gastando menos recurso.

2. CRIAÇÃO DA CADEIA RESPONSIVA DE FORNECIMENTO

Os maiores desafios enfrentados pelas organizações hoje é a necessidade de reação devido a alta demanda e uma variedade de exigências impostas pelos consumidores.

Para vencer esses desafios, as organizações precisam focar seus esforços em conseguir mais agilidade, para reagirem em prazos mais curtos tanto no volume quanto na variedade de produtos ou serviços prestados.

As empresas precisam rapidamente adaptar a produção para atender a demanda de mercado.

3. ¨ EMPURRAR ¨ VERSUS ¨ PUXAR ¨ DEMANDA

Segundo o que estou lendo no PLT muitas idéias e conceitos surgiram nos últimos trinta anos, algumas duram outras já foram descartadas. No entanto há um principio adotado e praticado até hoje chamado de Just-in-time ou JIT que consiste em só produzir sendo necessário.

Sendo assim, nada deve ser feito ou encomendado sem que haja uma necessidade.

4. A FILOSOFIA JAPONESA

Com a escassez de espaço no Japão industrializado notou-se a necessidade de fazer melhor uso de seus recursos físicos, incluindo principalmente o estoque.

A verdade é que estoque no Japão é sinônimo de desperdício, devido ao espaço ser bastante limitado.

Segundo filosofia japonesa, o estoque apenas esconde os problemas de qualidade, atendimento, quantidade e gerenciamento do que foi produzido.

Os japoneses desenvolveram o conceito denominado Kanban como uma solução prática, rápida e simples para implantar um sistema puxado no processo produtivo.

Kanban é um sistema de puxar influenciado pela demanda no ponto mais baixo da cadeia. Ou seja, Em uma operação de produção, a meta seria produzir apenas o necessário para a demanda imediata.

5. AS BASES DE AGILIDADE

Torna-se claro e evidente que a agilidade não é um conceito único da empresa, ele se estende de uma extremidade a outra na cadeia de suprimentos. O conceito de agilidade tem implicações significativas para a forma como as organizações se relacionam entre si, e como elas podem trabalhar juntas com base em informações compartilhadas.

TRABALHE DE FORMA INTELIGENTE, NÃO TRABALHE MAIS

O mapeamento na cadeia de suprimentos pode revelar onde ocorre esse tempo ocioso, fazendo com que algumas mudanças sejam feitas com objetivo de ser mais assertivo no processo produtivo.

O tempo de processamento está diretamente correlacionado com estoque; exemplo, se leva três semanas da emissão de uma ordem de compra até o recebimento da mercadoria, pelo menos três semanas de estoque são necessárias para nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com