TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo conhecimento matemático

Relatório de pesquisa: Construindo conhecimento matemático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO

O presente relatório é descritivo onde serão relatadas atividades realizadas nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2013 pela 7ª Série ou 8° Ano C matutino na

A turma tem como regente o prof. e é composta por 28 alunos sendo 11 do sexo masculino e 17 do sexo feminino.

No primeiro momento, dia 23/10/13, foi realizado uma atividade diferenciada sobre planificação de sólidos geométricos. A princípio, foi abordado e explanado o conteúdo de polígonos convexos e, em seguida, os alunos foram orientados a se dividirem em grupos com o propósito de confeccionarem as formas geométricas espaciais.

Como nas aulas anteriores a classe foi instruída sobre o tipo de aula que teríamos para o dia 23, eles estariam se dividindo, antecipadamente, em grupos, e providenciando os materiais como tesoura, régua, cola, papel cartão e pesquisas sobre o assunto. Os alunos confeccionaram sólidos geométricos: paralelepípedos, pirâmides de base triangular e pirâmides de base quadrangular, prismas de base hexagonal e prismas de base pentagonal, cubo, dodecaedro e icosaedro.

Foi uma aula dinâmica e produtiva que todos gostaram, inclusive, a direção pedagógica que registraram tudo em fotos, que estão em anexo neste relatório.

Essa atividade foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro, e no dia 25, foi aplicado um questionário de entrevista com 10 (dez) questões sendo 05 (cinco) delas abertas e 05 (cinco) fechadas.

INTRODUÇÃO

A construção do conhecimento matemático começo quando o homem deu conta das relações quantitativas que podiam ser estabelecidas entre os objetos, levando em consideração um conjunto de suas características, como forma e tamanho. Daí surgiu a Matemática, elaborada de acordo com o modo que os homens resolviam problemas surgidos no cotidiano.

No nosso trabalho indagamos, a saber, qual é a importância da matemática no cotidiano dos alunos. A proposta é oferecida aos participantes, os alunos, uma visão os conhecimentos matemáticos fora da escola. Pois percebemos que os nossos alunos estão menos interessados na matemática. Ela oferece condições favoráveis para a investigação em busca de alternativas para soluções de problemas. Com isso percebemos que a compreensão dos nossos alunos acerca da Matemática enquanto disciplina é construída, difícil de aprender, isso faz com que muitos alunos se julguem incapazes de aprendê-la mesmo muitas vezes gostando da matéria.

É preciso que os alunos tenham oportunidades para desenvolver atitudes critica com relação à sociedade, onde muitas decisões e ações são planejadas a partir de modelos matemáticos. Sabemos que os alunos aprendem melhor quando tem oportunidades de trocar idéias. Por isso tem-se por objetivos específicos:

Conscientizar o aluno da importância da matemática para a sua formação profissional e para o seu cotidiano.

METODOLOGIA

Este trabalho tem cunho qualitativo, pois, segundo Bogdan, Biklen, Lüdke e André, pesquisa qualitativa envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com