TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo o conhecimento a partir de conceitos científicos

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera Educacional

Guarulhos- São Paulo

                               

Construindo o conhecimento a partir de conceitos científicos

Atividade prática supervisionada,  orientado pelo professor Raphael Paiva, para o curso de Pedagogia, 6° semestre A noturno, para disciplina de Metodologia e Fundamentos de Ciências.

Grupo                                                                  RA

Aparecida Maria Ferreira Chagas da Solva        563612463

Flavia de Carvalho Alcântara                             5863163104

Jaciene Francisca Lima Vicente                          5284985335

Leuva Lelis Pereira Diniz                                    5825161828

Marta Alves Siqueira Alvin Silva                        5221984292

Mirian Pereira Serafim                                         5721158270

Rosilda Andrade da Luz                                       5631111874

Guarulhos, 2015

Introdução

A ciência é uma construção humana coletiva da qual participam a imaginação, a intuição e a emoção. A comunidade científica sofre a influência do contexto social, histórico e econômico em que está inserida. “Portanto não existem neutralidade e objetividade absolutas: fazer ciências exige escolhas e responsabilidades humanas”.

O professor enquanto estudante e permanente aprendiz sobre as novas descobertas em ciências e sobre as novas maneiras de ensinar ciências deve proporcionar aos alunos um ensino dinâmico e inovador, tendo em vista a complexidade e a diversidade das Ciências Naturais, impossibilitando o ensino restrito a simples memorização. Para isso,  ele precisa participar do processo de formação continuada privilegiando a cultura de estudos, o hábito da leitura, a pesquisa e a articulação de saberes.

1- A ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento cientifico na escola

1.1- Iniciação cientifico nas series iniciais

Podemos observar, que trabalhar Ciências através de experimento científico nas séries iniciais é um desafio para todo profissional que deseja transformar sua turma em amantes da Ciência e suas descobertas, tornando cada vez mais curiosos e com vontade de aprender para desenvolver novas habilidades e crescer sempre em busca do conhecimento, e o professor é um mediador, que deve ter como ponto de partida, o próprio conhecimento do aluno, e conhecer sua faixa etária para desenvolver estes experimentos, de maneira que o aluno sinta prazer de fazer suas descobertas e ter respostas dos seus "porquês", e o professor não deve infantilizar seu trabalho para facilitar as respostas, mas deixar que o aluno participe de todo o processo de investigação.

Escolher o tema que seja levantado hipóteses que desperte nos alunos o interesse das investigação, fazendo que os alunos utilize materiais diversificado e fazer registros de todos os procedimentos. É fundamental para o professor e aluno observar todo processo de aprendizagem que vai adquirindo durante os trabalhos que desenvolveram.

Mas o acontece é que nem sempre as escolas de Ensino Fundamental dão importância para estas atividades que envolve a física e fenômenos relacionado a natureza, mas então focados apenas nos livros didáticos e cópias de textos e questionários que torna o aluno desmotivado pela a matéria de Ciência.

Quando é inserido atividades com experimento científicos nos anos iniciais, isto vai facilitar a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza para o aluno socializar a necessidade de aprender as diversas áreas, resolver situações problemas dentro de seu contexto social, através de uma linguagem acessível proporcionar ao aluno a liberdade de se expressar sem medo de questionar ou expor suas idéias. Apartir de situações do cotidiano e o professor é o responsável para trazer as respostas das situações e continuar estimulando o aluno a fazer sempre novos questionamento e procurar sempre explicação científica sobre determinado conceito ou fenômeno científico, o professor juntos com os alunos devem manter uma interação em todo processo de investigação e conclusão do assunto, através de dinâmicas, pesquisas, experimentos, unido a teoria com a pratica e a aprendizagem não seja mecânica, mas desenvolva um processo cognitivo durante as atividades com aquisição de novos conhecimentos.

Todo o trabalho com ciência tem suas característica se peculiaridade por isso o professor deve estar apto a desenvolver sua aula depois de suas próprias pesquisas e anotações de fontes seguras.

O professor deve auxiliar o ser um mediador estimulando o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico e identificar as dificuldades dos alunos para compreender os conceitos científicos, e alfabetizado o aluno para os próximas séries que irá cursá-la.

1.2- Física para criança: abordando conceitos físicos a partir de situações- problemas.

Entendemos que é muito importante trabalhar conceitos Físicos nos anos iniciais, para a criança ter o contato através de suas experiências e levantar questionamentos investigativos, porque toda criança é curiosa e estar em constante processo de aprendizagem.

Por isso o professor deve propor situações-problemas envolvendo experimentos com atividades de investigação que possibilite uma melhor compreensão em relação a física.

2 - Aulas práticas e a possibilidades de enculturação cientifica.

2.1. Cromatografia.

        Cromatografia é uma técnica físico-química de separação de misturas, baseada no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa, chamada de fase estacionária.

 Neste “método a substância que está sendo separada, é um solvente fluido que ``arrasta” o material a ser isolado.

As substâncias a serem separadas costumam interagir com a celulose do papel, sendo que em razão das suas diferentes constituições, uns migram com maior e outra com menor velocidade.

2.2. Realização do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (119.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com