TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção social da realidade

Tese: Construção social da realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A socióloga é uma das ciências humanas que visa o estudo da sociedade, bem como a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações, assim podemos dizer que seu foco é estudar os fenômenos sociais, compreender as formas de constituição das sociedades e suas culturas.

O conhecimento sociológico, por meio de seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais, assim os sociólogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como por exemplo, os grupos étnicos como os indígenas, os ribeirinhos, também é alvo de pesquisas as classes sociais como os trabalhadores, os esportistas, os empresários, os políticos, bem como os gêneros, como homem, mulher ou crianças, alem das instituições como a família, o estados, as escolas, as religiões entre outros.

Estes estudos possibilitam mudanças e aperfeiçoamento do conhecimento social, pois auxilia os interessados a compreender

mais claramente o comportamento dos grupos sociais e a sociedade como um todo, propicia a consciência social e a formação do espírito critico e analítico. Reflete os interesses das categorias socais e pode ser usada como função ideológica.

Etapa 01 – Passo 01 – Artigos para leitura: A construção social da Realidade

A construção social da realidade escrita por Peter Berger e Thomas Luckamann, elucida uma analise baseada no fundamento do conhecimento da vida quotidiana, na qual é interpretada através de um método que visa entender a vivencia e percepção dos indivíduos.

De acordo com o conteúdo da consciência verifica-se que esta sempre em direção de objetos, seja física ou interior feita de forma intencional. Os diferentes níveis da realidade é praticado pela consciência, a realidade predominante sempre figura na consciência,a intersubjetividade da realidade esta presente para varias consciência ao mesmo tempo, assim as perspectivas pessoais acerca desta realidade divergem de um consciência para outra, a imposição da realidade da vida quotidiana independe da consciência que o atinge, está sempre voltada à realidade.

Nesta obra os autores mostram a realidade como um senso comum que pode a qualquer momento ser influenciada pelo mercado de ideias, através de pensamentos e ações do próprio individuo ou até mesmo de terceiros, elucida o que a realidade constrói no meio cotidiano, relata que para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de a filosofia é inerente a essa construção.

Entende que a realidade é baseada nas coisas corpóreas, ou seja, aquelas que possuem corpo e que muitas vezes divergem de um ser para outro, assim devemos entender o mundo como tendo múltiplas escolhas, pois o que faz parte da realidade de um, nem sempre faz parte da realidade do outro. Entender a realidade da vida diária como sendo ordenada em padrões que são independentes, ela aparece ordenada por objetos que já estão lá antes mesmo do ser, vir a fazer parte desta, a titulo de exemplo podemos citar que determinada pessoa utiliza o ônibus que passa diariamente às 07 horas da manha, esta é a realidade dela, porem se ela se atrasar e chegar após este horário, então o ônibus já terá partido e a realidade desta pessoa será modificada. Assim a realidade esta organizada em torno do aqui, em torno de cada ser, em torno do agora, logo este será o foco de cada individuo.

Os autores ainda relatam que as coisas ganham significados por meio da linguagem e esta, delimita as coordenadas da vida que designa significado aos objetos. Certamente a realidade é construída baseada na cadeia de sinterização da ideia de alguém , ou seja a realidade é a construção material de alguém. A realidade de cada individuo, muda com o tempo e espaço, pois o que hoje para um ser, pode ser importante, amanha pode deixar de ser. Pois a ela surge da relação com o outro, é sempre partilhada, esta sempre ligada com o corpóreo e um contexto na qual podemos modificar.

Existem duas formas de socialização do individuo á primaria e a secundaria, a primaria ocorre na infância em virtude da qual se tornam membros da sociedade, ela cria na cabeça da criança uma abstração progressiva dos papeis e atitudes dos outros, assim é formado o primeiro mundo do

individuo, ela implica nas sequencias de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com