TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumidor Organizacional

Trabalho Escolar: Consumidor Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Consumidor Organizacional

Consumidor organizacional é todo aquele definido como entidade governamental sem fins lucrativos ou organizações que consomem produtos, bens ou serviços em função da sua atividade no mercado de trabalho.

Dentre os consumidores organizacionais, existem algumas categorias, são elas:

 Mercado Produtor: Organizações que compram o produto para utilizá-los em sua produção.

 Mercado Revendedor: É composto por intermediários, como os atacadistas e varejistas, que compram o produto para revendê-lo.

 Mercado de governo: São os órgãos governamentais, que compram produtos para dar suporte às suas atividades.

 Mercado Institucional: São as organizações não lucrativas, como as igrejas, entidades e instituições de caridade.

Durante o processo de compra as organizações, assim como os consumidores individuais, passam por um processo de decisão onde existem diversos passos até chegar à compra final, são eles: Identificação, avaliação e escolha.

Existem alguns tipos de aquisições organizacionais, Recompra simples é quando a compra já existe e o trabalho da organização é apenas aprovar uma próxima transação. Recompra Modificada é quando na decisão da compra, a organização opta por alguma alteração no produto, já a Nova compra é mais complicada, já que é a transação realizada pela primeira vez entre o fornecedor e a empresa. E por ultimo, temos a Compra de Sistemas que consiste na aquisição de um sistema completo ou um pacote de soluções nos sistemas informatizados.

As empresas costumam usar critérios para avaliação dos Produtos Organizacionais, são eles: Durabilidade, Garantia, Confiabilidade, Precisão, Facilidade de Utilização, Custo de Manutenção, Força, Velocidade, Qualidade, Economia e Eficiência.

Já a escolha do Fornecedor segue os seguintes critérios: Tradição e Confiança, Eficiência do Produto, Certeza no Fornecimento, Assistência Técnica, Política de Preço, Relacionamento com Parceiros, Capacidade de Distribuição, Especialização e Liderança Tecnológica.

Dentro do perfil do consumidor organizacional existem os Usuários: Departamento ou setor que vai fazer uso dos produtos comprados, existe também o Comprador que é a pessoa responsável pelo setor de compras, quase sempre denominado “Gerente de Compras”. O Analista é o profissional que vai analisar capacidade técnica dos fornecedores e produtos, O Influenciador é o funcionário responsável por pelo aconselhamento no momento da compra, apresentando argumentos técnicos. O Guardião é o responsável por regular o fluxo de informações que passa dos fornecedores para os demais membros de compras. E por ultimo, temos o Decisor profissional responsável pela tomada de decisão final de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com