TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo abordado em sala de aula de Linguagens Midiáticas e Transmídia

Por:   •  20/6/2017  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Conteúdo abordado em sala de aula de Linguagens Midiáticas e Transmídia

Orientador: prof. Vagner Novaes.

Linguagens midiáticas e transmídia

Desde a antiguidade o homem tenta encontra diversas formas de se comunicar, mas na pré-história as únicas formas de se comunicar era através de gestos, grunhidos e pinturas que hoje conhecemos como rupestres.

A comunicação está presente em tudo no nosso dia a dia, em nossa família, no que fazemos nos nossos dias, em nossa escola. Para se comunicar o homem criou formas de se expressar, criou códigos, sinais. Os códigos são o que nós conhecemos como escrita e fala, sinais, cores, mimica e gestos. Os elementos de uma mensagem são conhecidos como signos, ele é composto por significados e significantes.

Não é necessário ter algo em comum para se comunicar, basta compreender a mensagem emitida, também não é necessário ser membro de uma mesma comunidade. A comunicação só acontece quando o emissor é capas de compreender e interpretar a mensagem, isso é abordado no modelo Shannon Weaver. Ao comunicar compartilhamos ideias, opiniões, também compartilhamos duvidas e incertezas e também soluções, antes de se comunicar é preciso colocar as ideias no lugar, colocar-se no lugar da outra pessoa, é necessário que respeite os outros.

A comunicação humana pode partir de três pontos de vista: com o mundo, com o outro e consigo mesmo.

A comunicação pode ser interrompida quando a ruídos que interfira na mensagem, é chamado de ruídos tudo aquilo, que impeça o receptor de receber a mensagem, exemplo de disso é quando alguém que fala português tenta falar com algum norte americano que entende a língua, é impossível se comunicar sem conhecer o código.

Existe varias formas de comunicação:

A comunicação interpessoal tem duas fases, a direta e imediata e a indireta e mediata, a direta e mediata é quando nos comunicamos sem auxilio de recursos, é quando nos comunicamos face a face, sem uso de nenhum aparelho de comunicação, e a comunicação indireta e mediata, é quando a comunicação depende de mediadores ou qualquer canal, exemplo quando alguém usa aparelhos fonoaudiológico, ou quando o emissor e o receptor usa rede sociais, ou ate mesmo quando usa celulares e telefones fixos.

A comunicação verbal acontece através da fala e da escrita, esta comunicação depende muito do receptor conhecer o mesmo código, a fala é parte da cultura, a analise de significados também interfere na recepção da mensagem, pode ser que o receptor não compreenda a mensagem ou ate mesmo não concorde com o que foi dito, ignorando totalmente o receptor, a muitos exemplos disso, mas o mais conhecido é o que acontece na politica, dividida em duas partes, o lado de esquerda e direita não sabem conversar, não sabem se ouvir, não compreendem o que o outro esta passando, entao na a comunicação, mas temos que levar em consideração que não é sempre que acontece isso.

A comunicação não verbal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com