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Controladoria Estrategica

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Por:   •  23/9/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

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A Controladoria na Estratégia - Síntese do estudo de caso da empresa de jogos Nitendo

A Nintendo chegou ao mercado Americano em 1984 de origem japonesa, que viria a ser a próxima líder de mercado do setor de jogos eletrônicos domésticos.

A empresa possuía como força a associação com as softhouses, uma vez que estes sempre estavam em disputas com a Atari. Ela tinha uma grande preocupação com os valores familiares, aprendendo com os erros dos jogos impróprios da Atari.

Sua fraqueza era ser uma empresa nova no mercado, de origem japonesa, e após o fracasso da Atari teve que assumir todos os riscos da venda de seus produtos. Com isso teve grande oportunidade de aproveitar o mercado de clientes que se encontravam decepcionados com os jogos da Atari.

As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a recuperação da Atari e a entrada de novos concorrentes, como aconteceu anos mais tarde.

Em 1992 a Sega e a Nintendo travaram uma grande disputa de marketing, a Sega chegou a utilizar o slogan: “Gênesis does what Nintendon´t”; e a reação de resposta da Nintendo foi com o Slogan: “Nintendo is what Genesisn´t”.

Em 1995 houve a mudança da mídia para CD-ROM, mais a Nintendo não optou pela alteração, por acreditar que o CD era muito mais fácil de ser copiado e isso geraria perdas para a empresa continuando assim com cartuchos. O que fez com que a Nintendo perdesse a preferência dos fabricantes de jogos, que preferiam fabricar seus jogos em CD para os concorrentes.

A força da Nintendo se encontrava na mudança do público-alvo (infantil) para não concorrer diretamente com a Sony, que em 2001 lançava o XBOX e os jogos On-line e a temática adulta que ganham força nesse mercado.

Em 2005 ela revoluciona o mercado através de uma nova maneira de se jogar lançando o Wii que é a grande promessa da Nintendo, fazendo concorrência diretamente com a Sony.

2. 2. Síntese do processo do Balanced Scorecard na Organização: Tradução da Visão, Comunicação e Comprometimento, Planejamento de Negócios e Feedback e Aprendizado.

2.1. Tradução da Visão

É o processo de traduzir a missão da empresa de forma compreensível para os gestores divisionais. Ajudando-os a formar um consenso em torno da visão e estratégia da organização, sendo traduzidos de forma fácil em termos operacionais oferecendo orientação útil para as ações dos gestores.

A estratégia é a direção de uma empresa no longo prazo, que a leva a obter vantagem em um ambiente em mudança, com o objetivo de atender às expectativas dos stakeholders. Os stakeholders são as pessoas que dependem da organização para atingir as suas metas e ao mesmo tempo, a organização também desenvolve uma dependência por essas pessoas.

Os principais stakeholders da Nintendo são: Fornecedores como a ARM Holdings, que desenvolve microprocessadores embutidos no Nintendo DS; e os Acionistas que são os proprietários de ações da Nintendo.

Por meio da missão, a empresa pode comunicar qual o seu propósito dominante, ou seja, a sua razão de existência. A missão aborda, portanto, o que a empresa faz, para quem ela faz, e qual é o seu diferencial em relação aos concorrentes. Já a visão demonstra aonde a empresa quer chegar,

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