TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão dos Educandos e Educadores Quanto à Utilização de Atividades Práticas e de Campo no Ensino de Ciências

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

[pic 1]

Ciências Biológicas - Licenciatura

PROJETO DE PESQUISA

A Visão dos Educandos e Educadores Quanto à Utilização de Atividades Práticas e de Campo no Ensino de Ciências para a Contribuição do Aprendizado.

Wellington Gustavo Andrade Serrano

Sorocaba

2014

1.0        INTRODUÇÃO

É comum identificar em diversas instituições de ensino uma grande diversidade de atividades práticas (laboratoriais) e de campo (excursões) para o Ensino de Ciências. Geralmente tais atividades são realizadas para ilustração de um determinado conteúdo a ser abordado em sala de aula ou até mesmo para proporcionar um momento de lazer aos integrantes do ambiente escolar.

De acordo com Alessandra A. Viveiro, essas atividades são estratégias que permitem explorar outras perspectivas sobre a compreensão de mundo dos estudantes, motivando-os e promovendo contato direto entre eles e os fenômenos a serem estudados. Para isso é essencial que o acompanhamento do professor seja efetivamente realizado para trazer uma visão crítica do tema, buscando sempre uma relação de interdisciplinaridade entre as várias faculdades do pensamento e estudo (VIVEIRO, 2009).

A definição da atividade de campo é, segundo Fernandes (2007, p. 22), “toda aquela que envolve o deslocamento dos alunos para um ambiente alheio aos espaços de estudo contidos na escola”. Mas para que seja uma estratégia válida a se obter bons resultados para a construção de conhecimento, é preciso que seja um deslocamento a um ambiente no qual se obtenha condições para estudar as relações entre o homem e esse espaço, assim como com os seres que ali existem e com aspectos histórico-sociais. (VIVEIRO, 2009) Dessa forma, a excursão ou a atividade passa a ser diferenciada de um simples passeio e começa a ser encarada como uma estratégia de ensino. Por isso, é preciso que as configurações da atividade sejam bem definidas previamente através de reflexões que demonstrem a aplicação para que esta seja qualitativamente bem empregada possível. (PEGORARO, 2003)

Essa prática é aceita e incentivada pela coordenação pedagógica de cada escola. Entretanto, de que forma isso realmente pode contribuir para a construção de conhecimento dos educandos e como estes encaram essa prática?

Para obter a resposta para estas perguntas, serão realizadas entrevistas com educadores e educandos para estabelecer uma relação entre a aceitação ou não dessa prática pedagógica.

2.0        A CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA

É necessário que se tenha conhecimento dos desejos individuais de cada aluno para a realização de uma atividade prática de forma que as decisões a serem tomadas para a execução desta parta de todo o conjunto alunos-professores. Para que assim, os resultados de aprendizagem sejam mais significativos e, consequentemente, satisfatórios.

Algumas escolas (citadas abaixo) foram escolhidas para que se realizasse investigações com o intuito de responder perguntas-chave que problematizam o objeto de pesquisa. As escolas escolhidas foram: Escola Estadual Ezequiel Machado Nascimento, Escola Estadual Júlio Bierrenbach Lima e Escola Estadual Flávio de Souza Nogueira. Lembrando que a investigação foi feita com turmas do Ensino Médio.

Assim sendo, é preciso responder algumas questões de importância central para entender a necessidade de uma metodologia ativa:

  • Quais são as estratégias didáticas mais utilizadas no Ensino de Ciências para o Ensino Médio?
  • Como os professores percebem o potencial educativo de tais atividades?
  • A participação dos alunos na escolha dessas estratégias didáticas poderia promover um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem?

3.0        HIPÓTESE DE PESQUISA

O conhecimento da origem das escolhas das atividades pedagógicas na maioria das vezes é oculto para os alunos e outras pessoas fora do sistema escolar. Entretanto, com uma maior clareza desse processo pode-se atingir um nível maior de construção de conhecimento, já que pais, alunos e professores poderão participar efetivamente destas escolhas.

4.0        OBJETIVOS DA PESQUISA

        Buscar qual é a atividade prática mais comumente utilizada entre os professores do Ensino Médio.

        Definir qual é a visão e o entendimento da importância da aplicação de atividades práticas e de como elas são executadas.

        De que forma a estratégia e objetivação para realizar a construção de conhecimento é traçada e investigar se há uma preocupação em integrar os educandos nesse processo.

5.0        METODOLOGIA DE PESQUISA

De acordo com a natureza da pesquisa em questão, foi optada por uma pesquisa de âmbito qualitativo com realização de entrevistas. Dessa forma, ao empregar o método qualitativo é possível obter uma maior variedade de respostas que, a partir de sua análise relacionando sua própria interação com o contexto da escola, dos alunos e dos professores, podem-se ter resultados que permitem um pensamento mais profundo acerca desse problema. Foi feito um estudos de caso com três diferentes escolas (já citadas acima) com o intuito de inicializar o processo de problematização que se tem por objetivo com essa pesquisa, para que posteriormente estudos mais aprofundados sobre o contexto geral desse tema sejam levantados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com