TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção Do Cras

Pesquisas Acadêmicas: Intervenção Do Cras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a atuação do serviço social. Sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.

A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais.

A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção de oferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

A importância dos Indicadores Sociais para a Construção de Políticas Públicas

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que em conjunto retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. Os Indicadores constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido é preciso que sejam vistos como elementos de um mesmo conjunto.

A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, pois isto depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha. Por exemplo, podemos achar que o mais importante para se dizer que um país está se desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza, já outra pessoa pode achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da nação.

Sendo assim hoje em dia já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Esse conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento, sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.

Os Indicadores Sociais permitem que avaliemos com mais cuidado as ações dos governos no que se refere à administração da vida das pessoas. Se um governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões.

Os indicadores sociais possibilitam fornecer informações importantes, que nos permite avaliar a aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados.

Um indicador social é uma medida quantitativa dotada de um significado social utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. Ou seja, compõem a agenda da política social como um referencial indispensável para a definição de prioridades e alocação de recursos.

Um projeto social e em seu processo de gestão, o indicador social será tido apenas como um dado, um número, uma informação, se não compreendermos o conceito social a que ele se refere, pois o trunfo dos indicadores sociais é dar vida e visibilidade a um conceito abstrato e suas expressões.

O processo de gestão se caracteriza como um compromisso com os cidadãos, constituindo-se com informações e dados concretos para não comprometer a ação esperada. Não deve se resumir apenas em um simples sistema de gerenciamento, mas sim em supor novas formas de organização de serviços e idéias, que relaciona dialeticamente o político, o econômico e o social, com articulações diversas em um único objetivo que é dar respostas eficientes, eficazes e efetivas às necessidades sociais.

Muitos profissionais demonstram insegurança ao articular o indicador social juntamente com a gestão cotidiana

Os indicadores sociais são um dos elementos que contribuem para uma gestão democrática, peocupada com a construção de respostas profissionais que atendam às demandas sociais, sendo assim é um desafio para o assistente social tomar posse desse instrumento na dimensão ético-político profissional.

No Brasil a administração pública ainda não conseguiu reunir suas políticas de forma eficiente para garantir a tão falada dignidade da pessoa humana, pois tudo começa pela previsão das políticas e por seus objetivos, mesmo sendo a longo prazo.

A desigualdade no Brasil é o grande problema e que não vem sendo enfrentado porque a classe política, que é os agentes públicos, não vem o problema como chave digna da sua origem.

O Brasil é um país de grandes diferenças de região para região no que diz respeito às facilidades e dificuldades ao acesso às escolas tende a deixar muita gente de fora dos programas sociais.

A Importância dos Indicadores Sociais para o Profissional de Serviço Social

A importância dos Indicadores Sociais para o profissional de Serviço Social é que este profissional consiga problematizar o objetivo proposto, onde podem ser selecionados alguns procedimentos e intrumentos considerados adequados para o desenvolvimento do trabalho no serviço social. Onde pode ser desenvolvidas pesquisas de campo através de mediações entre a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com