TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criar Uma Matriz Para Armazenagem Dos Dados Do Pedido Do Cliente

Artigo: Criar Uma Matriz Para Armazenagem Dos Dados Do Pedido Do Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de Vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo.

Vetores são estruturas indexadas utilizadas para armazenar dados de um mesmo tipo Um vetor (array) é uma estrutura indexada por um índice que armazena dados de um mesmo tipo básico (por enquanto, inteiros e reais). Para a representação geométrica das grandezas vetoriais criou-se um ente geométrico chamado vetor q é representado por um segmento de reta cujo comprimento seja proporcional à intensidade da grandeza representada, q tenha a mesma direção e mesmo sentido da grandeza.

Ex: força e velocidade. Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes. O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a ).

Definição de Vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de

valores de mesmo tipo

Um vetor (array) é uma estrutura indexada por um índice quearmazena dados de um mesmo tipo básico (por enquanto, inteiros e reais). Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes ([]). O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a ).

Declarar um vetor

deve ser declarado da seguinte forma:

tipo_do_vetor nome_do_vetor[tamanho];

\

int vetorInt[6]; /* vetor de 6 inteiros, chamado vetorInt */

float vetorFloat[9]; /* vetor de 9 reais, chamado vetorFloat */

Os vetores são declarados como se fossem variáveis, exceto que ele recebe um número entre colchetes que define o tamanho do vetor. Nesse caso, o vetor vetorInt possui 6 inteiros, e o vetor vetorFloat possui 9 reais.

Como usar vetores em seus programas

Cada posição do vetor é pode ser considerada uma variável, que pode ser acessada através do nome do vetor e mais um índice entre colchetes para indicar a posição desejada. Por exemplo, o trecho de programa abaixocoloca o valor zero em cada uma das posições do vetor vetorInt:

for (i = 0; i < 6; i++)

vetorInt[i] = 0;

O índice na verdade pode ser uma expressão, como abaixo:

for (i = 10; i < 16; i++)

vetorInt[i-10] = 0;

mas tenha absoluta certeza, porém, de sempre fornecer um índice válido.

Arrays em C#: declaração

Ex: Declaração de um vetor em C#

//Estrutura geral: tipo[] nome;

int[] numeros; // Vetor de inteiros

string[] nomes; // Vetor de strings

Arrays em C#: inicialização

A inicialização de vetores na linguagem C# pode ser feita de duas formas: no momento da declaração e após a declaração. Veremos nas listagens 5, 6 e 7 como proceder com essa inicialização no momento da declaração.

Inicialização de vetor junto com a declaração

int[] impares = new int[] { 1, 3, 5, 7, 9 };

//ou

int[] impares = { 1, 3, 5, 7, 9 };

Exemplo:

int[] valores = new int[10];

decimal soma = 0, media = 0;

for (int i = 0; i < 10; i++)

{

Console.WriteLine(String.Format("Informe o elemento de índice {0}:", i));

valores[i] = int.Parse(Console.ReadLine());

soma += valores[i];

}

media = soma / 10;

for (int i = 0; i < 10; i++)

{

if(valores[i] < media)

Console.WriteLine(String.Format("O elemento de índice {0}, cujo valor é {1}, está abaixo da média.",i, valores[i]));

}

Implementação de vetores e matrizes em linguagem C

Uma matriz é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciadas por um único identificador (nome), onde cada variável é diferenciada através de um número chamado “índice” que fica entre colchetes no fim do nome da variável (sem espaços).Um vetor nada mais é do que uma matriz unidimensional 11 (que contém apenas uma dimensão .Por exemplo, uma string em C é um vetor (ou uma matriz unidimensional). Quando fazemos a declaração de uma string estamos na verdade declarando um vetor.

Vantagens e Limitações da utilização de Vetores e Matrizes

Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reiniciar o original com a nova dimensão.

Estas estruturas de dados são ajeitadas nas situações em que o acesso aos dados seja realizado de forma aleatória e imprevisível. Porém, se os elementos podem estar ordenados e vai-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com