TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminalística e Investigação Criminal

Por:   •  11/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Criminalística e Investigação Criminal

Curso: Segurança Pública

Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Nome do aluno: Alan Djoni Da Silva Costa

Data de envio: 15/05/2019

A importância das evidências para a investigação criminal

Muito se discute a importância da preservação das evidências para a investigação criminal, que tem como aspectos, o valor da evidência material, o papel dos first responders a ética no trato das evidências e os riscos às pessoas que atuam em cenas de crimes. A evidência material pode ser qualquer tipo de objeto encontrado na cena ou local do crime independente de tamanho, também é a melhor em termos de confiabilidade e objetividade. Por outro lado temos o papel dos first responders que seriam as primeiras pessoas a chegarem no local do crime, por isso devem preservar o local e suas evidências, sejam policiais, bombeiros, dentre outros.

Há também a ética no trato das evidências que utilizam códigos de condutas que ajudam no cumprimento da ética e de quem trabalha no local do crime sendo eles:objetividade e imparcialidade. Caso haja chances de salvar uma vida tendo a possibilidade de perder a evidência a emergência médica virá sempre em primeiro lugar, existe também os riscos que as pessoas que trabalham nos locais de crime correm, como: substâncias químicas, materiais biológicos(HIV/AIDS), artefatos explosivos, calor ou frio excessivo.

Em virtude dos dados apresentados concluímos que a importância da preservação das evidências para a investigação criminal é realmente necessária pois sem ela muitos casos talvez não seriam resolvidos com total eficácia.

Disciplina: Criminalística e Investigação Criminal

Curso: Segurança Pública

Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Nome do aluno: Alan Djoni Da Silva Costa

Data de envio: 05/06/2019

Diálogo com o delegado

No dia 31 de maio de 2019, em visita à delegacia de polícia civil da cidade de Grão Pará, fui atendido pelo delegado de polícia Alexandre Martimiano, titular da unidade e na ocasião conversamos sobre as técnicas de investigação, estudadas no material didático da disciplina de criminalística e investigação criminal, quais sejam: interrogatório, infiltração, informante, indução, persuasão dentre outras cursadas na unisulvirtual.

Das técnicas mencionadas neste texto, o delegado de polícia comentou que são mais utilizadas na condução de investigações criminais,interrogatório,sequência embaralhada, persuasão.

Questionado sobre os motivos que determinam a escolha das referidas técnicas, o delegado alegou que foram escolhidas tais técnicas por obterem sempre resultados eficazes com as mesmas. Comentamos também sobre quais técnicas ele considera mais ou menos eficazes, a resposta obtida foi que não existem técnicas menos eficazes, todas são realmente boas mas cada uma se encaixa melhor em determinada ocasião.

Pra encerrar o assunto falamos sobre as dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com