TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.753 Palavras (24 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

FACULDADE ANCHIETA DE SÃO BERNARDO

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PLANO DE NEGÓCIOS

São Bernardo do Campo / SP

Junho / 2015

SUMÁRIO

RESUMO ............................................................................................................................... 04

  1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 05
  2. ENTREVISTA

2.1- Questionário.......................................................................................................... 06

2.2- Observações a respeito da entrevista.................................................................... 09

2.3- Exposição da ideia de empreendimento e Análise SWOT .................................. 10

  1. PLANO DE NEGÓCIOS

3.1- Descrição da Empresa........................................................................................... 11

3.2- Produtos e Serviços............................................................................................... 12

3.3- Mercado e Competidores...................................................................................... 13

3.4- Marketing e Vendas.............................................................................................. 14

3.5- Análise Estratégica............................................................................................... 15

3.6- Plano Financeiro................................................................................................... 16

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 20

RESUMO

Um plano de negócios é uma excelente ferramenta para o empreendedor iniciante. O objetivo deste é mostrar o quanto pode ser útil.

A princípio temos uma entrevista com um empreendedor de sucesso. Cibele, nossa entrevistada, nos deu ótimas respostas.

Depois temos o plano de negócios de uma empresa de organização de eventos. Nos mostra de forma clara a viabilidade da abertura desta empresa, seja através dos diversos estudos, pesquisas e análises estratégicas, seja pelo plano financeiro.


  1. INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade de abertura de uma empresa de organização de eventos.

O plano de negócios bem elaborado nos dá uma visão bem ampla, sistêmica de um determinado empreendimento.

Este trabalho é um complemento do Desafio Profissional do 2º bimestre, sendo que aquele continha exigências e por isso tinha uma abordagem diferente de um plano de negócios.

É um trabalho elaborado com base nas disciplinas estudadas no 1º e 2º bimestre, sendo que as disciplinas mais recentes, Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Ética e Relações Humanas no Trabalho, estão presentes durante todo o trabalho.

A ética não pode faltar, não se pode pensar em gestão de negócios e principalmente gestão de pessoas sem pensar em ética. A ética deve estar presente em todos os dias da nossa vida, em nossas ações, atitudes, em nosso modo de pensar e na forma de tratar as pessoas.

O Desenvolvimento Pessoal e Profissional, nos mostra como ver as coisas com outros olhos, aprender a se dedicar ao trabalho sem nunca esquecer a vida pessoal e a família, aprender a importância de um projeto de vida, e finalmente buscar e valorizar a qualidade de vida.

E o Empreendedorismo, que nos mostra todos os detalhes do processo empreendedor, como identificar oportunidades, analisar pontos fortes e fracos, tanto de um profissional quanto de um negócio, como elaborar um plano de negócios, com tantas questões a serem analisadas, tudo muito detalhado, e finalizando com tudo que envolve a abertura de uma empresa, a busca de financiamento, de assessoria, as questões legais, enfim um manual completo de como se tornar um empreendedor de sucesso.

  1. ENTREVISTA
  1. – QUESTIONÁRIO

Nome da Empresa: CAFÉ

Endereço: Paraíso        Cidade: São Paulo        Estado: SP

Ramo de Atividades: Alimentação

Produtos e/ou serviços: Produtos: Bebidas quentes e geladas, bolos e doces, salgados, sanduiches quentes e naturais e sorvetes. Serviços: Cestas de Café da manhã - Encomendas para festas

Data de Início das atividades: 24/06/2014        Entrevistado:

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Primeiro fator, foi compartilhar com o sonho de minha sócia em ter seu próprio negócio, além de colocar minha sobrinha no mercado de trabalho, já que ela é graduada em Gastronomia pelo Senac. Outro fator não menos importante é o fato de que estou perto de me aposentar em minha profissão e sabemos que em nosso país ninguém vive de aposentadoria, tornando-se necessário complementar a renda com outra fonte. Vi neste empreendimento a perspectiva de atingir este objetivo.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Algumas tentativas sem sucesso.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Não, mesmo porque o nosso empreendimento tem apenas 10 meses e minha formação profissional data de 30 anos.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Sou formada em Odontologia, nada a ver com o ramo escolhido para nosso negócio.

Porém o consultório também é uma empresa, dominar a técnica nem sempre é suficiente para o sucesso.

É necessário saber administrar, inovar na prestação de serviço, controlar gastos e continuar crescendo.

5) Porque muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?

Justamente por isso! Ser empreendedor é assumir riscos. Exige esforço, sacrifício, disciplina, planejamento, dedicação, disposição para trabalhar inclusive aos sábados, domingos e feriados. Tem que abrir mão do presente de olho no futuro. Tem custos de investimento e você tem que lidar com a insegurança do futuro negócio. É o medo X a coragem.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Através de muito trabalho, dedicação, comprometimento e responsabilidade.

Quero que este projeto tenha sucesso financeiro, mas também que seja uma oportunidade para que todos os envolvidos superem limitações, sintam-se fortes, capazes e competentes. E que num futuro próximo possamos dizer: Conseguimos!

7) De que forma, na teoria e na prática, a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

Nosso maior patrimônio é o cliente, daí a preocupação em oferecer o melhor, seja em produto, seja em serviço. Atender bem o cliente é o primeiro passo para um empreendimento de sucesso, você tem apenas uma chance de causar boa impressão.

Além disso, o bom relacionamento entre as pessoas que trabalham no local é primordial, um ambiente agradável, gente de confiança, com disposição para trabalhar, para aprender, além de reconhecer e valorizar os talentos de cada um. Pessoas motivadas, respeitadas, agradáveis farão a diferença no atendimento. Deus perdoa, mas o cliente não.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?

Fui convidada a ser sócia pelo fato de estar 30 anos administrando meu consultório, o que teoricamente seria um ponto positivo para gerenciar um outro negócio.

9) Como você avaliou esta oportunidade?

A princípio hesitei, pois nesta altura da vida teria de sair de minha zona de conforto e arriscar. Pensei: Viver é um risco! Decidi aceitar.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.

Minha irmã e minha sobrinha forneciam bolos aos Cafés da região e tinham boa aceitação, veio então a ideia de abrirem seu próprio negócio, uma com a teoria, a outra com a prática e eu com a administração.

Começamos o planejamento: O que precisaria para abrir o café (maquinário, mobiliário, nome, adequação do local); Quanto isso custaria; Como conseguir o dinheiro; Encontrar um ponto comercial com aluguel viável; Quais produtos e serviços seriam oferecidos; Definir preços; Busca por fornecedores, pesquisa de preços; Visitas a estabelecimentos do mesmo ramo; Consultas ao Sebrae; Busca de pessoas capacitadas para nos orientar como proceder para abrir uma empresa, documentação necessária, planejamento tributário; E horas de sono perdidas.

11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?

Só a Odontologia.

12) Quais são suas forças e fraquezas?

Pontos positivos (forças)- confiança, organização, objetividade, disposição para aprender.

Pontos negativos (fraquezas)- ansiedade, dificuldade de delegar, muito crítica, muito perfeccionista.

13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?

Minha irmã. Ela e minha sobrinha são quem na verdade têm as habilidades ¨culinárias¨ para tocar o negócio.

14) O que significa ter ética nos negócios para você?

Respeitar concorrentes, clientes e colaboradores. Oferecer produtos de qualidade, honrar com seus compromissos financeiros e com todos os envolvidos no negócio. Ética é responsabilidade, é competência, é crescer, tornando-se melhor no que faz através de conhecimento, habilidade e atitude.

15) Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?

Tivemos que disponibilizar em torno de R$ 35 mil para abrir o negócio.

16) Onde e quando obteve estes recursos?

A minha parte foi através do trabalho no consultório, e algumas economias. A parte de minha sócia foi através de economias dela e do marido, hoje falecido.

Chegamos a pesquisar Linhas de crédito para Micro empresas, não era viável e não queríamos começar com dívidas. Íamos fazendo na medida que podíamos disponibilizar dos recursos.

17) Quando e como obteve o primeiro cliente?

Tudo pronto, após 4 meses de preparação, dia 24 de junho de 2014 abrimos as portas e entram os primeiros clientes. Assim começamos.

18) Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado?

Lidar com a burocracia, encontrar pessoas capacitadas que te orientem e te auxiliem. 

Você tem que pensar no local, reformar para se adequar às normas, decoração do ambiente, fornecedores, cardápio, custos disto tudo, correr atrás do dinheiro e ainda tem que se preocupar com documentação que não é pouca.

A legislação não é clara, contratar é muito caro e a estrutura burocrática é muito pesada. Tem que querer muito porque às vezes dá vontade de desistir. Entregamos esta parte a uma empresa de Contabilidade, custa mais, porém eles foram e são eficientes e organizados, o que nos dá uma folga neste campo.

19) Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor?

Positivo: Fazer o que gosta, trabalhar com o que quer, alcançar sonhos e objetivos, ter autonomia, ser livre para decidir, gerar emprego e renda, aprender com seus erros.

Negativo: Peso da responsabilidade, tudo depende de você. Dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e comprometida. Pagar impostos. Insegurança do futuro, instabilidade financeira, custos do investimento. Dedicar o tempo livre ao negócio. Assumir sozinho frustrações e fracassos.

20) A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?

Falta tempo para se dedicar à família, existem mitos de ser patrão e esse é um deles, você precisa dedicar boa parte de seu tempo ao negócio, você necessita correr atrás do dinheiro pois há responsabilidades com os envolvidos: funcionários, fornecedores, aluguel, impostos, colaboradores, etc, etc, etc. Você não pode se dar ao luxo de questionar: Vou ou não vou?

Eu fiz uma escolha e o sucesso do meu empreendimento depende de mim.

21) Você faria tudo isso novamente? Porque?

Apesar de todo estresse, acho que faria sim, embora não tenha sido um sonho meu, foi boa a sensação de ter ajudado alguém a realizar um sonho acalentado durante anos, contribuir para alguém alavancar sua carreira adquirindo amadurecimento e experiência profissional. E como estou neste sonho, trabalho muito para que dê certo.

22) Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?

Para ser um empreendedor tem de haver planejamento, disciplina, comprometimento e sacrifício. Você será patrão e empregado, vai ter que pôr a mão na massa. Várias serão as sensações, surgirão deficiências e acertos a cada passo que der e você terá de aprender a lidar com isso sem desanimar. Aprender a lidar com as pessoas e consigo mesmo, com o seu emocional, e levar isso para o dia a dia, porque o objetivo é ver seu negócio rodando e seu sonho concretizado.

  1. OBSERVAÇÕES A RESPEITO DA ENTREVISTA

A entrevista foi feita com Cibele, uma dentista formada há 30 anos, uma das sócias de um Café no bairro do Paraíso, São Paulo – Capital. Ela mesma administra seu consultório e diz que “é necessário saber administrar, inovar na prestação de serviços, controlar gastos e continuar crescendo”. Foi por isso que a irmã a convidou para ser sua sócia.

Cibele nos dá uma ótima definição do que é e como é ser empreendedor: “é assumir riscos; exige esforço, sacrifício, disciplina, planejamento, dedicação, disposição para trabalhar inclusive aos sábados, domingos e feriados; tem que abrir mão do presente, de olho no futuro; tem custos de investimento e tem que lidar com a insegurança do futuro negócio; é o medo versus a coragem. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (294.1 Kb)   docx (109.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com