TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS horas práticas de ensino e supervisionado

Tese: DADOS horas práticas de ensino e supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

1 - JUSTIFICATIVA

Diante de tantas mudanças sociais e tecnológicas e de um mercado de trabalho extremamente competitivo, a figura de um profissional da educação qualificado torna-se fundamental para a intermediação das relações humanas nas instituições de ensino.

Nessa perspectiva a FACULDADES ISEIB objetiva formar profissionais competentes, conscientes do seu papel no contexto da escola e que por meio da articulação de princípios teóricos e práticos enfatizem a inclusão escolar e social.

A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia/Complementação Pedagógico da FACULDADES ISEIB tem como objetivo oportunizar ao acadêmico o estudo e análise das Práticas Pedagógicas, da Gestão Educacional e o conhecimento da realidade das escolas de Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; nas redes Estadual, Municipal e Particular, possibilitando a aproximação, contato e elaboração de alternativas para sua área de atuação.

Nesse contexto, a perspectiva de um projeto de estágio curricular inovador da Licenciatura Plena é compromisso do ISEIB, uma vez que, estaremos formando um profissional da educação responsável, competente, multidisciplinar e preocupado com as mudanças na sociedade. Durante a execução do projeto, daremos ênfase ao respeito à diversidade humana, isto é, preocupados com o indivíduo na sua totalidade.

Assim, o nosso acadêmico estará inserido ao meio, à realidade social e preparado para trabalhar com as diferenças sociais, cognitivas, econômicas, culturais, religiosas, étnicas e pessoais, cumprindo assim o papel fundamental na sociedade, contribuindo para amenizar ou mesmo modificar a realidade regional a qual está inserido.

Pretende-se com a Estágio Supervisionado garantir a formação de profissionais com vistas a refletir criticamente o campo de atuação do Professor, do Gestor Educacional frente aos novos paradigmas; construir modelos alternativos da prática do Professor no âmbito educacional, em espaços formais ou informais, com base numa formação generalista, diferenciada enquanto campo de atuação; contextualizando e conceituando a práxis nos momentos históricos.

A proposta pedagógica atenderá à legislação vigente como: conforme LDB 9697//96; Resolução CNE/CEB 02/97; Parecer CNE/CP Nº. 5/2005; Parecer CNE/CP Nº. 3/2006; Resolução CNE/CP/01/06 no que se refere à Resolução que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagógia e da Complementação Pedagógica para profissionais que atuam na área e são considerado “leigo” do referido curso nas três linhas de formação específica:

• Gestão Educacional;

• Docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental;

• Docência na Educação Infantil.

É importante analisar a inclusão social como um processo de atitudes afirmativas, públicas e privadas, no sentido de inserir, no contexto social mais amplo, todos aqueles grupos ou populações marginalizadas historicamente ou em conseqüência das radicais mudanças políticas, econômicas ou tecnológicas da atualidade. Acreditamos que as instituições de ensino são campos socioculturais marcados pelas disputas e convivências possíveis das diferenças, assim, discutir a diversidade na educação será fundamental para buscarmos compreender melhor a realidade social e escolar que nos cerca.

O Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura Plena do ISEIB têm o objetivo de estudar as práticas e a realidade do ensino das diversas áreas apresentadas, possibilitando ao estagiário (futuro Professor) e Gestor a aproximação e contato com sua área de atuação.

Visa, sobretudo, provocar uma reflexão sobre os problemas levantados no cotidiano das políticas públicas, sociedade, atribuições e compromisso na sala de aula, acompanhada do estudo e da proposição de atividades de um modo fundamentado, crítico e criativo.

Ocorre em sala de aula uma fundamentação teórica com vistas ao estudo dos fundamentos legais e político do ensino-aprendizagem de um modo real e dos fundamentos cognitivos e metodológicos do ensino das áreas em estudo.

Após o conhecimento da realidade através da caracterização, da observação de aulas, da semi-regência, os estagiários planejam, selecionando conteúdos, objetivos, recursos e métodos a serem desenvolvidos na prática seguida de avaliação. Trata-se de um processo dialético de ensaio para uma atuação profissional através da ação – reflexão – ação.

Nesta perspectiva, o estágio deixa de ser um apêndice na formação do futuro profissional e se torna um eixo condutor da aprendizagem no decorrer do processo de formação, ou seja, é possível pensar um curso de graduação em Pedagogia voltado para a formação do educador, articulado tanto do ponto de vista da apropriação dos conteúdos quanto de uma prática também fundamentada pela capacidade reflexiva e investigativa do sujeito.

O estágio apresenta dois aspectos fundamentais: um pedagógico, quando se constitui numa experiência diferente de se aproximar e conhecer a escola: de se exercitar nas tarefas de como se construir um projeto pedagógico, dentre outros, e um aspecto de formação administrativa quando o aluno decide em que instância deseja atuar e investigar. Enfim: exercita a tomada de decisões, a qualidade do processo, dos resultados e a integração de seu trabalho com a vida da escola e dos profissionais que lá trabalham. (Barbosa, 2001, p.2)

Aqui se encontra um aspecto importante de todo este processo que é desenvolver no aluno sua capacidade reflexiva e principalmente interpretativa no sentido de ao relacionar a prática apreendida e as teorias estudadas possam elaborar para si uma interpretação de como apresentar novos encaminhamentos para sua futura prática o que já seria nos referir a uma práxis e não a pura repetição da prática pela prática.

Neste sentido o estágio se constitui no primeiro contato com a escola de forma planejada e sistematizada tendo em vista uma visão geral da realidade escolar seja das práticas escolares, docentes e administrativas como do quadro geral dos atores que lá atuam como número de alunos, de professores, evasão, repetência, experiências inovadoras, não só em determinado ano letivo, mas em uma escala história no sentido de se aperceber da escola em perspectiva histórica e sócio-educacional.

As atividades serão acompanhados e avaliados pelo professor coordenador do Núcleo de Práticas Educacionais–NUPE que mantém convênio com a Secretaria Estadual de Educação, Secretarias Municipais de Educação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com