TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I:Vivências No Ensino Fundamental

Casos: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I:Vivências No Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  4.573 Palavras (19 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 19

1-INTRODUÇÃO

Este relatório tem o intuito de discorrer o trajeto percorrido por mim nesta primeira etapa do Estágio Supervisionado I em Química

O meu alvo para a realização do Estágio Supervisionado são os alunos do 9º ano Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cícero da Silva, situada na Rua: Bem-te-vi S/N, Parque Uirapuru, na cidade de Novo Repartimento – PA. Nesse contexto, o relatório aborda a importância do estágio para o estudante de licenciatura, bem como faz um descrição da professora de Ciências da Natureza e dos alunos do 9º ano e também faz um retrato da escola através do diagnóstico que fora realizado observando documentação da escola como PPP (Projeto Político Pedagógico) e Regimento Escolar toda a estrutura de funcionamento e realizo entrevistas e conversas dirigidas com a administração da escola.

No final com base nos dados coletados aponto algumas considerações que acredito ser relevantes No decorrer do curso o acadêmico se apropria de inúmeros conhecimentos, de diversas correntes filosóficas e teoria de aprendizagem. O estágio, na maioria das vezes, é o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida. O primeiro momento na escola para a preparação do estágio deve ser aproveitado para observar o funcionamento da escola, tanto na parte administrativa – coordenação – quanto na sala de aula, dos alunos da comunidade e de todos os envolvidos com o cotidiano e o compromisso escolar, Essa observação permite a coleta de informações extremamente importantes, para que o acadêmico possa elaborar seu projeto de intervenção pedagógico – Docência/Regência – em sala de aula e na escola como um todo. (Braga 1999) entende por finalidade: “formar um profissional capaz de promover o aprimoramento constante da prática pedagógica desenvolvida no interior da escola, atuando junto aos professores no sentido de favorecer a reflexão conjunta sobre a própria prática e construção coletiva da equipe.” Ou seja, a prática do Ensino/Estágio Supervisionado favorece a descoberta, sendo um processo dinâmico de aprendizagens em diferentes áreas de atuação no campo profissional, dentro de situações reais de forma que o acadêmico possa conhecer compreender e aplicar, na realidade escolhida, a união da teoria com a prática. Por ser um elo entre todas as disciplinas do curso que englobam os núcleos temáticos da formação básica do conhecimento didático pedagógico, conhecimento sobre a cultura do movimento, tem por finalidade inserir o estagiário na realidade viva do mercado de trabalho, possibilitando consolidar sua profissionalização. Nesse contexto, o estágio supervisionado é uma exigência da disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura Plena em Química com duração de 120 horas. Deu-se no período de 20/06/2013 a 06/09/2013 na Escola José Cícero da Silva.

1.1 OBJETIVOS:

1.1.1 Objetivos gerais Observar a estrutura física e organizacional da escola;Observar as aulas ministradas pelas professoras de Química.

1.1.2 Objetivos específicos: Descrever a estrutura física do prédio e a organização da escola com ênfase no que diz respeito às disciplinas de Química;Caracterizar o laboratório (se houver) e os demais materiais didáticos utilizados pelos professores;Descrever as aulas de química buscando os diversos aspectos de acordo com as práticas pedagógicas contemporâneas e consideradas relevantes levando em consideração o aspecto teórico prático;Neste momento você vai desenvolver os objetivos de acordo com o problema e as outras questões norteadoras da pesquisa, pois eles conduzirão sua observação.

2. SISTEMATIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

2.1. Instrumentos/Técnicas Utilizadas

Com base em pesquisas e leituras realizadas ao longo do curso de Licenciatura em Química e em especial na disciplina de Estágio Supervisionado I, gostaria de salientar para importância do aluno de licenciatura em realizar o estágio e seguindo essa linha de raciocínio (Horta) no seu artigo intitulado “Importância do Estágio Supervisionado em Cursos de Licenciatura” esclarece que:

“O processo para uma carreira sólida, no caso da docência, a construção de tal base se inicia durante o curso de licenciatura e tem como uma de suas principais etapas a estágio curricular supervisionado, pois durante o momento do estágio o aluno terá a oportunidade de aplicar na prática todos os conhecimentos teóricos que aprendeu em seu curso de licenciatura. Além disso, aprende a resolver problemas e passa a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.”

A atividade de coparticipação foi um período onde tudo o que aconteceu foi novidade, principalmente para mim. Foi um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores, estagiários e alunos estão se encontrando para juntar suas opiniões e ideias, então é natural que haja um clima novo, de descoberta ou mesmo, de incertezas e dúvidas que ao longo do trabalho vai se acabando.O trabalho de coparticipação deu-se através de plano de aulas. Foram planejadas as aulas com os conteúdos: Durante essa etapa, percebi que as professoras observadas procuram utilizar em suas aulas os recursos didáticos e tecnológicos existentes na escola. As professoras colocaram em seus planos de aulas, recursos audiovisuais, além do quadro de giz. Um dos pontos importantes foi a utilização da prática, mesmo pelo fato de a Escola não possuir laboratório, as professoras não se mostraram desestimuladas a trabalhar com práticas e experimentos em sala de aula.

3 – CARACTERIZAÇÃO GERAL, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA

O Estágio Supervisionado I foi realizado na Escolar Municipal de Ensino Fundamental “Jose Cícero da Silva”, com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas durante o período do estagio para apresentar a escola, e suas características internas e forma de trabalho. Nas séries finais do ensino fundamental ensino médio.

Perfil e caracterização geral da escola. A escola municipal de Ensino Fundamental Jose Cícero da Silva está localizada naRua Bem – ti – vi s/n bairro uirapuru na cidade de Novo Repartimento CEP 68473-000.

É uma escola que recebe alunos de varias realidades sociais e culturais, fica localizada no cento da cidade em um bairro comercial, no qual encontra- se poucos espaços para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com