TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Ensino Medio

Trabalho Escolar: Estagio Supervisionado Ensino Medio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  4.340 Palavras (18 Páginas)  •  1.594 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

Licenciatura em Matemática a Distância

II Semestre 2013

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Matemática III.

PROFESSORA FORMADORA: Geciara da Mata .

TUTORA À DISTÂNCIA:Mércia Carla Santos Figueiredo.

DISCENTE ESTAGIÁRIA: Jacqueline Rodrigues de Sena – Grupo:03

PÓLO: Barreiras/Ba. REOFERTA. MATRÍCULA:

PROJETO DE ESTÁGIO III

INTRODUÇÃO:

Apresentação da proposta de trabalho para o Estágio Supervisionado III da graduação em Licenciatura de Matemática da UNEB,no campo de estágio de observação da regência de classe com as turmas do 1º ao 3° ano do Ensino Médio.Proposta concernente com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o curso de Matemática e aos refenciais teóricos do curso que apontam para a necessidade de observação a funcionalidade e praticidade do Projeto Politíco Pedagógico(PPP) do colégio alvo.

Por isso, o estágio supervisionado III é mais uma experiência que oportuniza ao futuro professor, no decorrer do curso de matemática de estar em contato direto com o seu futuro campo de trabalho.A inserção do futuro professor no contexto escolar possibilita acesso à parte integrante dos conhecimentos dos professores,e inclui entre outros,conhecimentos sobre o estilos de aprendizagem dos alunos.

Por conseguinte,afirma Cyrino M:Passerini G,2009 “ O estágio supervisionado possibilita a busca de uma compreensão acerca de diferentes meios de se exercer a docência” e contemplará uma carga horária total de 100 horas que ocorrerá da seguinte maneira: * 40h destinadas à observação da regência de sala de aula; * 10h destinadas à observação do espaço escolar, projeto pedagógico e planejamento escolar; * 50h para construção das atividades inerentes ao Estágio supervisionado III.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESPAÇO:

O estágio supervisionado III em matemática será realizado no Colégio Estadual Antonio Geraldo (CEAG) foi fundado em 1958, com o objetivo de atender discentes do Ensino Fundamental. Atualmente atende ao Ensino Médio e a Modalidade Normal. O CEAG atende uma média anual de um mil novecentos e oitenta, contemplando em seu quadro funcional professores, coordenadores e a equipe gestora qualificados para o desempenho das suas funções. O Colégio Estadual Antonio Geraldo localiza-se no centro da cidade, uma área destinada por 90% de empreendimentos comerciais. Além disso, mais ou menos 10% são residências onde a maioria dos moradores é de famílias tradicionais do município.

O colégio possui uma estrutura física adequada e ampla, contendo 16 salas aulas, que funcionam nos três turnos, sendo 16 no matutino e vespertino e 11 no noturno. Contém ainda uma sala de direção com banheiro, uma secretaria escolar, uma sala de informação, uma sala de professores com banheiros masculinos e femininos, uma cantina, uma sala onde funciona a biblioteca com um acervo de 1585 livros, um auditório com banheiro, uma sala de coordenação, dois arquivos, um almoxarifado, uma cozinha, uma sala para a FANCEAG (fanfarra do colégio), um laboratório de informática, duas quadras poliesportiva com alambrado e uma de areia, pátio coberto, uma sala que funciona o Proinfantil, uma sala de estágio, uma sala reservada para instalação de multifuncional e 12 banheiros masculino e feminino para alunos, além de um banheiro para cadeirantes.

Em relação à infraestrutura, pode-se afirmar que as ruas do entorno possuem saneamento básico, há uma praça nas proximidades onde encontra-se ponto de transporte coletivo que facilita o acesso dos estudantes e pais oriundo de bairros mais distantes, tem-se também ronda policial frequentemente possibilitando maior segurança para a comunidade escolar.

Este colégio possui no quadro docente 70 professores;destes se destaca o professor Dourival Mamed Dócio Alves,professor efetivo há 16 anos,com 20h,bacharel em matemática,leciona nos 2° e 3º anos. Há 02 coordenadoras pedagógicas, 01 secretária, 07 assistentes administrativos e 1980 estudantes. O corpo discente é proveniente da zona urbana, da periferia, agrovilas, zona rural e municípios circunvizinhos e de outros estados. Sua maioria oriunda-se da classe média e baixa. A maioria dos estudantes mora com os pais. Sendo, que alguns estudantes do turno noturno moram sozinhos, outros com parentes ou em casa de famílias, onde trabalham. Uma parcela dos estudantes demonstra sérias dificuldades de aprendizagem no acompanhamento dos conteúdos do Ensino Médio, sendo essas dificuldades mais acentuadas no turno noturno. Grande parte dos estudantes tem como foco participar do processo seletivo do Vestibular da UFBA, UNEB e das Universidades particulares de Barreiras e Região.

DISCUSSÃO TEÓRICA:

O processo de efetivação do Projeto politíco Pedagógico(PPP)-2012 a 2014 do Colegio Estadual Antonio Geraldo(CEAG) vislumbra pelos méritos da teória-ação-reflexão de suas metas e propostas democráticas: As metas estabelecidas são condizentes com os objetivos para que possamos realizar ações significativas.

• Aprimorar os critérios de avaliação em 20013.

• Reduzir o índice de abandono para 10% ate o ano de 2021.

• Reduzir o índice de reprovação para 5% até o ano de 2021.

• Implantar ações gerenciais do manual de procedimentos e rotinas.

O projeto pedagógico deste Colégio atender com qualidade a singularidade destes sujeitos, especificando uma organização curricular e metodológica diferenciada, podendo incluir atividades não presenciais, até 20% da carga horária diária ou de cada tempo de organização escolar, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por professores e monitores, ou ampliar a duração para mais de 3 anos, com redução da carga horária diária e da anual, garantindo o mínimo total de 2.400 horas. O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Antonio Geraldo (CEAG) cria movimentos favoráveis ao alcance das mudanças desejadas pela comunidade escolar. Necessidades e desejos que mobilizam a ação e o desenvolvimento coletivo de processos pedagógicos. É neste aspecto, que se processará a efetivação da gestão democrática, no envolvimento dos vários segmentos da escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com