TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECRITIVO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE 7896283800221

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 8

                                         CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

                                       Valdir Vieira dos Santos

               DECRITIVO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE              QUALIDADE    

                                       

São Paulo

2014

                                       Valdir Vieira dos Santos  

   DECRITIVO PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE          

                                            QUALIDADE

 Trabalho apresentado a disciplina Gestão da   Segurança em Alimentos do centro universitário Senac São Paulo núcleo EAD.

Orientadora: Profª. MSc Tarcila Neves Langes.

 

                                                    SÃO PAULO

                                                           2014

INTRODUÇÃO

        Começaremos a implantação do SGQ( Sistema de Gestão de Qualidade) na empresa Fruta Paulista nos embasando em critérios e normas internacionais bem como a orientação no sentido teórico, vislumbrando a fragmentação das exigências para melhor entendimento e apresentação para a direção e demais colaboradores. Apresentaremos a importância da implantação das medidas que serão adotadas bem como seu cumprimento e duração até que se faça de forma rotineira e precisa todas as ações voltadas para o processo de implantação do sistema de qualidade apoiado na ISO 9000, bem como na ISO 22000 que é de cunho especifico par qualquer tipo de produção, beneficiamento ou transporte de alimentos. Aliadas a vários víeis no tocante a normas e regras para manipulação, transformação e transporte de alimentos, como por exemplo: o APPCC(Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controles). Também temos os chamado POP(Procedimento Operacionais Padronizados) para  o serviço de alimentação o POP é da RDC 216 da ANVISA( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) e para os setores de  distribuição é o POP 275. Ainda é possível trabalhar na percepção de mais algumas correntes e programas para implantação de um SGQ visto a necessidade crescente do consumo de alimentos obriga as empresas que querem se destacar no mercado em termo de confiabilidade, segurança e exportação. Tem que ter seus processos de origem, produção e transporte certificado por critérios internacionais estabelecidos por alguns órgãos competentes que dão ao comprador a segurança para o repasse de tal produto para o consumidor e a continuidade do processo de qualidade formando um circulo que se repete, corrigindo algumas eventualidades que venham ocorrer durante as etapas produtivas reduzindo os riscos de contaminação de qualquer tipo ou espécie. No cenário nacional ainda falta o cumprimento da nossa legislação já que ela existe e certamente é umas das mais completas dos continentes, porém ainda falta fazer cumprir em todas as suas esferas desde a origem até o produto final, e por esta razão que a Fruta Paulista vai enfrentar esse desafio de implantação de um sistema de qualidade visando consolidar sua posição no cenário nacional e principalmente no internacional.

        “Nesse contexto foi fundada no ano de 1947, em Genebra na Suíça, a International

Organization for Standardization (ISO), ou Organização Internacional para Padronização, em português. Essa entidade desenvolve normas internacionais. Desde então, já foram publicados mais de 19500 documentos que abrangem aspectos relacionados a tecnologia e negócios. No Brasil, as normas são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Empresas de diferentes ramos e portes podem utilizar um SGQ, pois o foco está na qualidade do produto entregue ao cliente, sendo premissa para qualquer empreendimento que atue com produtos ou serviços. ”

        O trabalho da ISO resulta em acordos internacionais, que são publicados como Normas Internacionais, de entre as quais consta a série de normas ISO 9000. A primeira publicação desta norma foi em 1987, seguindo-se posteriormente três revisões, em 1994, 2000 e 2008, para incorporar as últimas teorias de gestão da qualidade. A revisão da ISO 9001:2008 veio trazer mais clareza relativamente à ISO 9001: 2000 e compatibilidade com a NP EN ISO 14001:2004 (APCER, 2010).

“As normas da família ISO 9000 são referenciais para a implementação de SGQ, orientando as organizações nas boas práticas da qualidade. Têm como objetivo garantir o fornecimento de produtos que satisfaçam os requisitos dos clientes, assim como a prevenção de problemas (não conformidades ou potenciais não conformidades). A família de normas da ISO 9000 visa ainda a melhoria contínua das organizações a fim de conseguirem desenvolver eficazmente os seus sistemas.

A família de normas relativas a sistemas de gestão da qualidade é constituída pelas seguintes normas (Pinto e Soares, 2010:33):

 NP EN ISO 9000:2005 – Fundamentos e vocabulário.

 NP EN ISO 9001:2008 – Requisitos.

 NP EN ISO 9004:2000 – Linhas de orientação para melhoria de desempenho.

 NP EN ISO 19011:2003 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão de qualidade e/ou de gestão ambiental.”

        Para implementação da proposta a empresa terá que se comprometer com o cumprimento  das exigências firmadas e o envolvimento de todos os setores da empresa para que o processo possa ocorrer de forma continua e sistemática. Conheceremos agora alguns programas e regras que serão implantados na empresa  bem como suas origens. Sabemos que a ISO 9000 vem com uma serie de regras que serve   de nível geral para qualquer tipo de empresa, por se tratar de especificações básicas e fundamentais para qualquer tipo de empreendimento. Veremos agora a implantação da ISO 22000 que se refere à manipulação, beneficiamento e transporte de alimentos, agregado temos o sistema APPCC (Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é um conjunto de regras que serve para identificar analisar e trazer estratégias para o controle dos mesmos assegurando uma produção segura do início ao fim visando a segurança do consumidor, também entrara nesse contesto os POP, tanto o de alimentação, como o dos setores de transporte. Certamente será um grande desafio para a empresa se enquadrar em tantos procedimentos é claro que será um processo de etapas muito embora cada etapa abrangera a empresa com um todo e o sucesso deste sistema que tem respaldo trará garantia de bons negócios para empresa e confiabilidade  tanto para quem compra quanto para quem vende, é um sistema conhecido internacionalmente o que facilita as exportações. Outrora dentro deste contexto nacional e internacional surgiu a necessidade de uma linguagem universal e para isso foi criado  o Codex Alimentarius em 2009 para também suprir a necessidade de exportação de alimentos, mais um fato de suma importância para a exportação e importação de alimentos foi  um documento contendo um Acordo de Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias pela OMC ( Organização Mundial do Comercio) com esse tratado ficou visível a falta de um instrumento de aplicação e cumprimento do tratado e então surgiu a ISO 22000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (480.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com