TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFININDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: DEFININDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CAPITULO 01 – DEFININDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

2.1 Quadro Comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO 6

3 CAPITULO 02 – PESQUISAS SOBRE INOVAÇÃO 6

4 CAPITULO 03 - LIDERANÇA 9

5 CAPITULO 04 – COMUNICAÇÃO, PERCEPÇÃO E A ARTE DE ADMINISTRAR 9

6 CONCLUSÃO 11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar os conhecimentos adquiridos durante todas as aulas do módulo de “Comportamento Organizacional” tema esse que estuda o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, aplicando o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficientemente.

Será possível verificar no decorrer do texto que o comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas, escolas, universidades, hospitais, igrejas, etc. a partir desse contexto, encontram- se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, como conversar com os colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros das unidades sócias maiores, também analisa o comportamento dessas unidades sócias maiores- grupos e organizações por si.

Será possível identificar também que na administração, eficiência e eficácia são dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas possuem significados completamente distintos, e que é através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização esta desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado, pois a eficiência esta ligada aos meios de redução de custos, diminuição aos tempos nas operações e maior produtividade. Sendo assim a capacidade de o administrador obter bons produtos, utilizando a menor quantidade de recursos. Já a eficácia esta ligada aos fins; consecução dos objetivos pretendidos; busca sistemática de resultados. É a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que e certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

Portanto, no decorrer do desenvolvimento deste trabalho será possível observar a importância do comportamento organizacional através do seu conceito, comparando os sistemas abertos com os sistemas fechados, explanando sobre a importância da liderança, comunicação percepção e a arte de administrar e também uma pesquisa de campo sobre os que as pessoas de várias faixas etárias entendem por inovação.

2 CAPITULO 01 – DEFININDO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e da atuação das organizações, como também do comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas. As organizações dependem das pessoas para a sua sobrevivência devendo buscar qualificar a mão-de-obra para que a produção de alta qualidade seja o seu sustento no mercado. Os Treinamentos para saber como lidar com colegas, clientes, e com grupos diversos, ou ainda com o próprio ambiente externo são de extrema importância, pois servem como fator de valorização e motivação aos indivíduos e grupos que operam nas organizações.

É importante ressaltar que as organizações visam o estudo e o comportamento organizacional dos indivíduos bem como o desempenho dos trabalhadores, as atitudes, as dificuldades encontradas dentro da organização até mesmo pelo ambiente, levando o individuo a baixa motivação. As organizações buscam sua eficiência, eficácia, e efetividade.

Para John A. Wagner lll e John R. Hollenbeck, no livro Criando Vantagem Competitiva, editora Saraiva.

“comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”.

Em uma definição mais abrangente onde se evidência os três principais atores do comportamento organizacional, os autores Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge e Filipe Sobral, no livro Teoria e Prática no Contexto Brasileiro, editora Pearson:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, o controle do comportamento humano seja no trabalho, em casa, ou seja, na sociedade tendo como resultados uma boa convivência no meio de pessoas de diversas personalidades. Sabendo que pessoas não são iguais deve-se considerar as diferenças na aprendizagem e várias dimensões de inteligência e as principais metas do comportamento são explicar, prever e controlar o comportamento.

As principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional são:

• Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, satisfação constante do cliente mediante o aprimoramento de todos os processos organizacionais.

• Melhorias das habilidades humanas sendo elas como, motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, etc.

• Administrando as diversidades da força de trabalho que é um dos desafios mais importantes e abrangentes.

• Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas.

• Estimular a inovação e as mudanças com organizações bem sucedidas, onde é preciso encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade.

2.1 Quadro Comparativo entre sistemas abertos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com