TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho de CO elaborado como atividade

avaliativa – 1º semestre da disciplina de

Comportamento Organizacional do curso

de administração.

Profa.: Ma. Yaeko Ozaki

Tutora à distância: Adriana D’Amico Bezerra Sotolani

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPITULO 1. 5

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.2. QUADRO – COMPARAÇÕES ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO 5

CAPITULO 2. 5

2.1. PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO 6

2.2. EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 7

CAPITULO 3. 8

3.1 RELAÇÃO ENTRE O TEXTO UMA VANTAGEM COMPETITIVA E O TRABALHO EM EQUIPE 8

CAPITULO 4. 8

4.1. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 8

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos abordar a importância do estudo do comportamento organizacional, sua eficiência, eficácia e efetividade indicando os conceitos e processos que podem influenciar tanto nas empresas como na sociedade.

Com base nas teorias de alguns autores e com suas ideias e criticas, discutindo sobre atitudes dos indivíduos, equipes, grupos, ambientes, inovações e lideranças.

CAPITULO 1.

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o estudo das pessoas de forma individual e coletiva diante da estrutura de uma organização. É o ramo que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e a estrutura sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Tem como finalidade o aumento da produtividade, a redução da ausência dos funcionários, a diminuição da rotatividade dos empregados e o aumento da satisfação com o trabalho, ajudando na fixação dos objetivos, da missão da organização e na construção e fixação da identidade organizacional.

Definição de Comportamento Organizacional pelo autor Derek Pugh.

“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.”

Definição de Comportamento Organizacional pelo autor Douglas McGregor.

“Comportamento não é uma consequência da natureza humana; é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas.”

A definição do comportamento organizacional pelo autor Derek, vai de encontro com a definição do autor Douglas, ambos acreditam que as atitudes dos indivíduos dentro das organizações interferem na estrutura, funcionamento e no desempenho das mesmas.

1.2. QUADRO – COMPARAÇÕES ENTRE SISTEMA ABERTO E FECHADO

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Apresentam relações de intercambio com o ambiente, através de entradas e de saídas. Sistemas que não recebem nenhuma influenciam do meio ambiente, e por outro lado, também não influenciam o ambiente.

Plenamente integradas, interagindo com o mundo. Indiferente a qualquer influencia, não interagem com o mundo, inviabilizando sua existência.

Entropia: busca novos rumos Entopia: o sistema vai até determinado momento e para.

Fonte: Elaborado pelo autor.

CAPITULO 2.

2.1. PESQUISA SOBRE CONCEITO DE INOVAÇÃO

Para você o que é inovação?

1. É adaptar-se a mudanças bruscas e turbulentas, agregando e buscando conhecimento e novas oportunidades. (Sidnei, 44 anos).

2. Inovação é uma exploração de novas ideias que atinjam o sucesso, é o impacto nos lucros da organização, e na estrutura dos preços. (Mauricio, 26 anos).

3. É a busca de oportunidades e melhorias para atender as expectativas de clientes, da empresa e colaboradores. (Daniel, 37 anos).

4. Inovação é o produto ou serviço que está além do que já existe no mercado sendo na questão tecnológica, estética e funcional (Yuri, 27 anos).

5. É uma melhoria no sistema, independente do segmento. Tanto seja para ser uma solução para um problema/ necessidade atual como também para evitar problemas futuros. (Jeferson, 26 anos).

6. Criação, alterações ou melhorias aplicadas em produtos, processo ou linha de produção visando benefícios para uma organização e ou para a sociedade (Paulo, 44 anos).

7. É transformar e criar algo sempre mais interessante e atrativo para estar sempre na frente de seus concorrentes. (Vera, 50anos).

8. Inovação é qualquer coisa que mude o lugar em que convivemos. Que renove nossos pensamentos sempre estando em uma posição de destaque. (Julio César, 18 anos).

9. Inovação, como já diz a palavra, significa novidade, pode ser algo completamente novo ou uma renovação de algo já existente. O que importa é resultar em uma mudança significativa, uma evolução. (Rejane, 46 anos).

10. É reinventar, recriar. Fazer diferente através de novas ideias, afim que atenda aos objetivos almejados ou claramente definidos. Uma nova maneira de fazer o que existe de forma eficaz e eficiente. (Silvano, 46 anos).

11. Estar sempre aprendendo e se reciclando. (Silvia, 36 anos).

12. Criar, estar sempre procurando se aperfeiçoar para poder acompanhar o mercado de trabalho. (Marilucia, 48 anos).

13. Buscar o novo. (Maicon, 28 anos).

14. Alteração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com