TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS

Tese: DEFINIÇÕES DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Tese  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Todo conhecimento começa com o individuo que o socializa e o transforma em conhecimento organizacional. O objetivo de toda empresa é tornar útil para ela o conhecimento do individuo que a compõe. Uma organização por si mesma não tem vida, ela é formada por pessoas que detém as decisões, os comportamentos e atitudes, conhecimento que irão caracterizar a instituição. A aspiral do conhecimento é formada por três processos: socialização que é o conhecimento do individuo para individuo, externalização que é do individuo para o grupo, combinação que é do grupo para a organização, internalização que é da organização para o individuo. Pelo que pode se perceber que há certa harmonia entre estes processos, pois para que o conhecimento possa se manifestar é necessário que primeiramente ele seja internalizado. Neste trabalho será abordado sobre a gestão do conhecimento dentro das organizações, como o mesmo é visto pelos líderes, as barreiras que podem impedir a criação do conhecimento, o conceito de gestão do conhecimento, e como o mesmo podem contribuir com as empresas e seus colaboradores, serão detalhados também sobre a aspiral de conhecimento, o modelo seci, bem com os tipos de conhecimento: explicito e tácito.

DEFINIÇÔES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

São várias as definições de CG, dentre elas temos: “Conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, P. 2).

“São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, P.32).

É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (MACHLUP, 1983).

É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

Analisando as definições encontradas é possível perceber que o conhecimento tende a ser convertido ou está à procura de conversão pelas organizações de maneira a trazer resultados para a mesma e, por conseqüência, para a sociedade em que está inserida.

As definições expressam que o trabalhador do conhecimento é bombardeado por um enorme número de informações em pouco tempo e é através do desenvolvimento da GC que se pode filtrar as informações recebidas com o objetivo de ter em mãos apenas informações úteis, já que muitas das informações recebidas são em sua maioria irrelevantes.

Assim a GC é interpretada fazendo referência a valorização do saber fazer enquanto eloquentes incorpóreos, fundamentados na economia do conhecimento. O uso da CG tornou-se um valioso recurso estratégico para os indivíduos e as organizações, já que a muito tempo o conhecimento desempenha uma enorme importância no decorrer da historia. Porém, apenas saber muito sobre algo, não propicia, por si só, um maior poder de competição para uma empresa. É em conjunto com sua gestão que esse conhecimento faz diferença. Criar e implantar processos que criem, acumulem, administrem e difundam o conhecimento adquirido é agora o desafio das empresas.

As empresas que quiserem favorecer a criação do novo conhecimento de seus servidores devem buscar funcionários que mostrem um diferencial no seu conhecimento, que estejam sempre na busca do aprender, já que as empresas atuais, diferentemente das antigas, não buscam mão de obra e sim uma maior amplitude de conhecimentos que possam auxiliar a empresa em seu desenvolvimento. No caso dos funcionários que já estão a certo tempo com a empresa, deve-se desenvolver propostas e oportunidades para que estes possam melhorar seu conhecimento, tornado-os assim mais capacitados para servir a empresa em suas necessidades.

Porém com isso surge o desafio de fazer com que todos os colaboradores se apropriem de total maneira desse conhecimento novo. Para isso as empresas devem se adequar ao novo conhecimento mesmo que ainda usem alguns métodos antigos, pois em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos. Assim os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conhecimento já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando. Dessa forma, é a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com