TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E O SEVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR

Por:   •  3/8/2015  •  Tese  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PÓLO DE OSVALDO CRUZ

SERVIÇO SOCIAL - 3ª SÉRIE

DICIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II; PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

A PSICOLOGIA E O SEVIÇO SOCIAL NO PERÍODO DA  DITADURA MILITAR

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA

Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Helenrose A da S Pedroso Coelho

OSVALDO CRUZ –15/04/2015

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar o posicionamento dos profissionais de Psicologia e Serviço Social e reconhecer os acontecimentos sócios-políticos  brasileiro, na década de 60, durante um período de grande manifestações e repressão que foi o período da Ditadura Militar. Busca também esclarecer os principais acontecimentos que marcaram essas duas profissões e suas principais transformações.

A Psicologia e o período da Ditadura Militar

A Psicologia no Brasil foi regulamentada no ano de 1962, pouco antes do golpe militar, em um período no qual as Forças Armadas se articularam para promover o tão fatídico e inesquecível golpe.

Durante a Ditadura, os trabalhos eram realizados em consultórios, ambientes escolares e na área de recrutamento de seleção. Nesse período ditatorial a psicologia estava sendo refém de necessidades políticas e econômicas geradas pelo governo militar. O Brasil estava sujeito a um modelo de governo que privava o individuo dos seus direitos básicos, tais como: moradia, educação, empregos.

A partir desse processo social, vários profissionais começaram a atuar junto a população desfavorecida com a preocupação de tornar essa prática próxima do povo, com intuito de deselitizar a profissão. Essas práticas ganharam forças, em um contexto de desespero da população com o descuido do Estado e diante de vários conflitos sociais que o Psicólogo é desafiado a atuar. O Psicólogo trabalhava de maneira voluntária, convicto do seu compromisso político e social junto a essas populações carentes.

A mudança do foco de atuação dos profissionais com o fim da Ditadura Militar saiu da visão individualizada / privada para a construção de posicionamentos atentos ao coletivo / social. Processo de transformação das praticas profissionais do Psicólogo que foram de grande importância para a ascensão e reconhecimento da população no país.

Na atualidade, psicologia  tem ocupado diversos espaços de discussões em torno do direito de crianças , adolescentes e idosos, na luta pela igualdade de gêneros, contra a homofobia, na defesa pela ampliação da Reforma Psiquiátrica, na implementação e defesa do Sistema Único de Saúde , na defesa do Sistema Único de Assistência Social. Á  também uma preocupação de diversos segmentos sociais em relação a defesa dos Direitos Humanos, e em muitos momentos se insere nesses espaços, nos quais o profissional das pode desenvolver o papel, denuncia e luta pela transformação das situações que acarretam a violação dos Direitos.

Serviço Social e a Ditadura Militar

A profissão do Serviço Social foi marcada por vários acontecimentos. No inicio a profissão se firma no Brasil com o apoio da Igreja Católica, mas este trabalho favorece a classe burguesa em uma sociedade onde impera o capitalismo fazendo com que surjam pessoas que possam trabalhar a favor das classes dominantes para que a classe menos favorecida sinta-se amparada.

No final da década de 50 e no inicio da década de 60 com a era de Juscelino Kubitsheck o Brasil vivenciava a ideologia econômica do desenvolvimentismo, e com isso o Serviço Social reproduziu técnicas que visaram o desenvolvimentismo, tais como estudo de caso, de grupo e comunidade, e também o desenvolvimento de comunidade ( DC). Os Assistentes Sociais passaram a se comprometer com essa nova perspectiva.

Posteriormente, em 1964 o espaço de atuação profissional dos Assistentes Sociais se limitou a execução das políticas sociais em expansão dos programas de desenvolvimento de comunidade, atuando na eliminação da resistência  cultural que representasse obstáculos ao crescimento econômico e na integração aos programas de desenvolvimento de Estado.

O descontentamento da política social em que está inserido o Assistente Social e a conjuntura da sociedade brasileira culmina em um processo de Renovação do Serviço Social, visando uma mudança prática do Assistente Social em ações profissionais. Inicia-se assim o movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil. A fim de ser criada uma perspectiva de reatualização do conservadorismo e perspectiva de ruptura.

Neste quesito os Assistentes Sociais começam a desenvolver um intenso processo de discussões interna na busca de um novo perfil profissional. A partir dessas definições foram imprescindíveis as realizações dos seminários que trataram da necessidade de se apropriar de novas práticas para o Serviço Social: Araxá (1967 ), Teresópolis (1970 ), Sumaré e Alto de Boa Vista ( 1978 0. A partir de 1970 assenta a perspectiva marxista, com influência de Althussur, tal método repercutiu no Serviço Social brasileiro uma visão disforme e mecanicista da realidade social. Podemos assim dizer que o Serviço Social foi marcado por vários acontecimentos durante o período da Ditadura.

Diferenças entre a Psicologia e o Serviço Social

Em 1964 instaurou-se no pais a Ditadura Militar, os profissionais de Psicologia participaram dos movimentos populares acreditando que iriam colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. E com isso começaram a marcar espaço, saindo das escolas, consultórios, e indo para os bairros, favelas, associações de moradores, a principio eram voluntários.

Com a Ditadura houve um descontentamento da classe do trabalhador, essa classe se une e organiza movimentos na luta contra a opressão e exploração. Esse grito coletivo exige do profissional de Serviço Social uma postura de superação de sua prática antes baseada na manutenção do poder e assistencialismo, para uma prática de neutralidade, com uma ação articulada com as lutas de movimentos populares, objetivando transformação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com