TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR

Trabalho Universitário: DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Para a remoção de um solvente, purificação de um líquido ou separação de componentes de uma mistura de líquidos ou líquidos e sólidos geralmente é empregada a destilação, que pode ser realizada de várias maneiras: destilação simples, destilação fracionada, destilação a vácuo e destilação por arraste a vapor. (ATKINS, Princípios de química)

Para misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água é empregada a destilação por arraste a vapor, pois o comportamento de misturas de líquidos imiscíveis é diferente do das soluções. Os componentes da mistura entram em ebulição em temperaturas menores que as do seu ponto de ebulição individual. Devido a esta propriedade compostos com alto ponto de ebulição podem ser destilados a temperaturas menores que 100° quando em mistura com água. (ATKINS, Princípios de química)

A destilação por arraste a vapor é baseada no principio de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais, a pressão total de vapor da mistura torna-se a pressão atmosférica e a mistura entra em ebulição numa temperatura menor que o ponto de fusão de qualquer um dos componentes.

Considerando dois líquidos imiscíveis A e B:

Ptotal= P°A + P°B

Sendo P°A e P°B as pressões de vapor dos componentes puros.

O comportamento de misturas de líquidos imiscíveis é diferente do comportamento de misturas miscíveis, onde a pressão total de vapor é a soma das pressões de vapor parciais de cada componente.

A destilação por arraste a vapor é o método mais utilizado para extração de óleos essenciais, que são misturas complexas contendo vários constituintes e proporções variáveis de ésteres, éteres, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas e hidrocarbonetos com estrutura aromática. Estes óleos são usados geralmente devido aos seus aromas agradáveis em perfumes, incenso, temperos e como agentes flavorizantes em alimentos, alguns são conhecidos por ter ação antibacteriana e antifúngica, outros são usados na medicina. (ATKINS, Princípios de química)

Na prática realizada, foi extraído, utilizando esta técnica de destilação, o eugenol (4-alil-2-metoxifenol) do óleo do cravo (Eugenia caryophyllata).

Objetivo

Extrair o eugenol (4-alil-2-metoxifenol) do óleo do cravo utilizando-se do princípio da destilação por arraste a vapor.

Materiais e métodos

Materiais

* Balões bilobulados;

* Mantas aquecedoras;

* Condensador;

* Termômetro;

* Pipeta;

* Conexões;

* Pérolas de vidro;

* Gral e pistilo;

* Béquer;

* Garra;

* Mangueiras.

Reagentes

* Água destilada;

* Cravos da Índia.

Métodos

1. Foi montado o sistema de destilação a vapor. (Figura 1)

2. Os cravos da Índia foram triturados no gral, até apresentar o seguinte aspecto: (Figura 2)

(Figura 2. Cravos da Índia após trituração)

3. Colocou-se os cravos triturados e uma quantia de água destilada necessária para cobrir os mesmos no balão B (balão de destilação). (Figura 3)

(Figura 3. Mistura de água destilada e cravos da índia no balão B)

4. Colocou-se água destilada para aquecer no balão A (gerador de vapor). (Figura 4)

(Figura 4. Água destilada a ser aquecida no balão A)

5. Quando começou a borbulhar vapor no balão B ligou-se o aquecimento deste.(Figura 5)

(Figura 5. Borbulhas de vapor no balão B)

6. Quando começou a destilar, desligou-se o aquecimento do balão B. (Figura 6)

(Figura 6. Início da destilação, primeiras gotas do destilado)

7. Quando terminou-se a destilação, foi necessário tirar a rolha do fraco A antes de interromper o aquecimento. Se esse cuidado não fosse tomado, poderia haver refluxo do material do balão B para o balão A.

Resultados e discussão

O cravo da índia (utilizado no experimento) freqüentemente usado é o botão floral seco do S. aromaticum, uma planta de porte arbóreo com copa alongada característica e que pode atingir em média 8 -10 metros de altura. Suas folhas possuem características ovais, aromáticas e tem de 7-11 centímetros de comprimento. O nome cravo em português deriva da palavra latina clavus, que significa “prego”, devido a sua aparência física (figura 7).

(Figura 7. Cravo da Índia)

Embora ainda subestimado pelas suas propriedades terapêuticas, hoje o cravo da índia tem sido usado popularmente no tratamento de muitas doenças. Alguns destes usos estão sendo comprovados cientificamente e há algumas revisões na literatura sobre suas aplicações terapêuticas. Os principais produtos derivados do cravo da Índia disponíveis no mercado nacional hoje em dia são o óleo essencial puro ou produtos derivados dele, cuja principal aplicação é como anestésico local em odontologia, e o próprio botão floral seco que é usado como tempero. Famoso por sua utilidade junto à culinária e também na medicina popular, a utilização do cravo da Índia vem de muitos anos. Essa especiaria foi uma das primeiras a serem comercializadas no mundo. (AFFONSO, 2012)

Segundo Simões, os óleos essenciais, óleos etéreos ou essências, podem ser definidos como misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com