TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR

Ensaios: DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Geralmente usado em: folhas e ervas, mas nem sempre é indicado para extrair-se o óleo essencial de sementes, raízes, madeiras e algumas flores, porque devido às altas pressões e temperaturas empregadas no processo as frágeis moléculas aromáticas podem perder seus princípios ativos. Qualidade do produto final: satisfatória, para óleos essenciais de folhas e ervas que não sofrem modificações com altas temperaturas e pressões.

Empregada para destilar substâncias que se decompõem nas proximidades de seus pontos de ebulição e que são insolúveis em água ou nos seus vapores de arraste. Esta operação baseia-se no fato de que, numa mistura de líquidos imiscíveis, o ponto de ebulição será a temperatura na qual a soma das pressões parciais dos vapores é igual à da atmosfera, o que constitui uma decorrência da lei das pressões parciais de Dalton. Se, em geral, o arraste se faz com vapor d’água, a destilação, à pressão atmosférica, resultará na separação do componente de ponto de ebulição mais alto, a uma temperatura inferior a 100ºC. Por outro lado, quando uma mistura de dois líquidos imiscíveis é destilada, o ponto de ebulição da mistura permanece constante até que um dos componentes tenha sido separado, já que a pressão total do vapor independe das quantidades relativas dos componentes. A temperatura, a partir daí, eleva-se rapidamente, até atingir o ponto de ebulição do líquido remanescente. O vapor que se separa de tal mistura contém os componentes na mesma proporção, em volume, que suas pressões de vapor relativas. Por meio de cálculos simples e aplicando as leis dos gases, podemos estabelecer a proporção dos vapores em função de seus pesos moleculares e das suas pressões parciais.

2. OBJETIVOS

Obter o óleo essencial da casca da laranja (limoneno) através do processo da destilação por arraste de vapor.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1.) Materiais Utilizados:

1) Balão volumétrico de fundo chato de 500 mL

2) Manta aquecedora

3) Suporte Universal

4) Bécker de 50 mL

5) Garra com mufa

6) Grau com pistilo

7) Mangueira de látex

8) Balança analítica

3.2.) Reagentes Utilizados:

1) Água (H2O)

2) Casca de laranja (C10H16)

3.3.) Procedimento Experimental

Para iniciar o experimento montou-se um sistema de destilação simples, como o mostrado a seguir:

Pesou-se 10,495g de casca de laranja, adicionou-se ao um grau, picou-se as casca com auxílio de uma lâmina, com um pistilo triturou-se as cascas com uma pequena quantidade de água destilada, acondicionou-se a mistura ao balão onde não estava sendo aquecido, Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com