TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

Monografias: DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Módulo: Gestão Empresarial

Diagnostico Empresarial

Tema: O Mondo dos Tecidos

Analisei uma loja de tecidos de um conhecido, que apesar de ele ter muito dinheiro a loja não esta tendo um bom retorno financeiro, ela ocupa um ponto tradicional no centro comercial da cidade, em uma região valorizada em termos comerciais, com transito de pessoas, seus clientes tradicionais cativados ao longo dos anos, e outros clientes com baixo poder aquisitivo. As mercadorias ficam expostas em bancas à porta do estabelecimento chamando atenção das pessoas que passam por ali, tem um ótimo relacionamento com seus fornecedores igualmente tradicionais, a loja conta com três funcionários de vendas, um supervisor e dois vendedores

2 PONTOS FORTES

Percebi nessa etapa que a empresa possui um excelente ponto de comercio, onde através de algumas estratégias conseguiria alterar a situação da empresa, como a cultura da empresa era de oferecer produtos de baixo custo ao seu segmento de clientes, após algumas mudanças essa característica de imediato não poderia ser alterada, a não ser que haja outra linha de produtos, pois se não iria descaracterizar a empresa, prejudicando na sua retomada. Ela também oferece ao longo dos anos, uma linha de clientes fiéis o que se bem aproveitado poderia aumentar esse numero, através de incentivos para os mesmos, o que iriam procurar outros clientes-parceiros, e assim conceder-lhes descontos em suas compras.

A relação cliente-empresa mostra-se satisfatória, fato que se estendeu ao longo de 30 anos, porém como analisado essas pessoas são pertencentes das classes E/D, o que não iria trazer algum retorno de imediato. Entretanto, como já dissemos acima, o plano de incentivo, para trazer novos clientes, através deste cliente antigo, seria uma alternativa muito promissora para atrair novos fregueses.

3 PONTOS FRACOS

Analisamos o que ocorre de maneira errônea, que está prejudicando, o andamento dessa empresa de tecidos, como ela opera de maneira informal e retrograda, a tendência é uma redução no nível de clientes, pois esses a cada dia estão mais exigentes. Devido a isso, suas atividades, não são suficientes para atingir um publico alvo, e consequentemente sem vendas não se obtém lucros. A falta de controle contábil, trás conseqüências negativas com relação ao fluxo de caixa, e controle do ativo e passivo, causando um verdadeiro carnaval. A questão do lucro é uma consequência de toda uma estratégia visando a mudança de cultura, espaço, atendimento, projetos, segmentos, promoções e etc., para que haja movimento na loja e através destes, consiga-se receber essa gratificação.

Como seu espaço físico é limitado, ocorrem transtornos na hora das vendas, ocorrendo falta de conforto para funcionários e clientes trafegarem pela loja, atrapalhando as vendas e deixando de atrair o cliente para dentro da loja. Como ao redor da região estão localizadas algumas lojas com mais poder aquisitivo no mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com