TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO SOBRE A ECONOMIA PARA O SETOR LOGÍSTICO

Por:   •  16/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

DIAGNOSTICO SOBRE A ECONOMIA PARA O SETOR LOGÍSTICO

Para o setor logístico o cenário econômico atual não é favorável e a medida preventiva do governo para cobrir o déficit primário impacta diretamente esse setor.

A necessidade de cobrir os gastos públicos e a redução das receitas do governo deverá ser coberta com um possível ajuste fiscal que segundo a estimativa da consultoria Tendências contara com a correção nos preços dos combustíveis, com reajuste de 12,7% na gasolina e de 9% diesel, resultando em um aumento de mais de 30 bilhões de reais na compra da gasolina, etanol e diesel.

Para a empresa, JSL, atuante no setor logístico, o aumento do combustível é fator para que a empresa seja obrigada a elevar seus preços, mas tem um certo receito em adotar essa medida, pois todo elevação de preço pode ter uma perda na demanda.

Para Fernando Simões, presidente da JSL, mesmo que esses reajustes sejam justificáveis, esses terão impacto grande na economia. Isso porque o gasto com combustíveis representa 8% dos custos de sua empresa. Nesse caso, se o preço do diesel for corrigido no ano que vem, o aumento será repassado aos clientes.

No final do ano de 2013 a previsão do reajuste no preço do combustível para 2014 impactava em 0,4% no faturamento da JSL, no entanto naquele momento a empresa escreveu por meio de nota a Abras Brasil que a estrutura da JSL era suficiente para repassar esses custos à empresa e a elevação no preço do combustível para eles quase nulo.

Em uma situação problemática, o que faria uma empresa absorver um gasto não previsto no orçamento para si?

No caso da JSL, o fator da empresa ser atuante em 16 setores da economia faz com que ela consiga se equilibra por certo período de tempo quando a economia possa não ser favorável. A empresa ainda conta com contratos fechados a longo prazo em 2014 com duração media de três a cinco ano de duração.

O diretor executivo de operações e serviços da JSL, Adriano Thiele, afirmou a DCI - NEGÓCIOS - SÃO PAULO - SP - 13/03/2015, que “metade [dos contratos] é de operações dedicadas, de longo prazo e locação de recursos são exclusivos. Os acordos preveem gatilhos automáticos para nos proteger de eventual reajuste de combustível e outras situações. Mas estamos fazendo um trabalho forte em ganho de eficiência em termos de custos.”.

A partir da pesquisa realizada podemos analisar que a empresa em meio ao cenário econômico em déficit é relutante em repassar os valores ajustados em aumento aos seus clientes, mas não descartam a possibilidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Fenatran Disponível em: <http://www.portalntc.org.br/combustiveis/aumento-de-combustiveis-deve-reajustar-preco-de-frete-e-de-produtos/55326> acesso em 13 de Maio de 2015.

Abras Brasil Disponível em: <http://www.abrasnet.com.br/clipping.php?area=6&clipping=33697>acesso em 13 de Maio de 2015

JSL Disponível em: <http://www.transportepress.com/site/jsl-encerra-semestre-com-receitas-de-r-29-bilhoes> acesso em 13 de Maio de 2015.

JSL Disponível em: <//www.jsl.com.br/Paginas/pt-BR/noticias.aspx?id_noticia=208>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com