TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS

LUIZ MOTA DA ROCHA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

(2º SEMESTRE/2013)

Teresina

2013

LUIZ MOTA DA ROCHA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Tabalho realizado apresentado ao Curso de Recursos Humanos, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para obtenção de nota nas disciplinas Relações Interpessoais, Teorias da Admistração, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica Social.

Teresina

2013

Sumário

Introdução¬¬¬.................................................................................................................................04

O Diagnóstico Organizacional..................................................................................................05

Considerações Finais.................................................................................................................11

Referências................................................................................................................................12

1 – Introdução

Atualmente, a concorrência acirrada – especialmente com modelos de negócios e ferramentas de gestão profissional – tem gerado maiores necessidades de estratégia e visão por parte de seus gestores. Para atuarem com sucesso em suas organizações, os administradores – os melhores e mais qualificados profissionais - lutam e competem entre si mesmos fazendo uso de todo e qualquer tipo de recurso em prol do sucesso.

Dessa forma, o diagnóstico organizacional apresenta-se como uma ferramenta essencial para o bom funcionamento de uma empresa, uma vez que a organização é o local específico para o desenvolvimento e implementação de qualquer projeto que vise alcançar os objetivos e resultados pré- estabelecidos, no interesse do sucesso empresarial.

Planejar, dirigir e controlar uma empresa se torna uma tarefa difícil quando não existe certa estrutura organizacional. Para fazer uma distribuição de cargos, por exemplo, diante de uma quantidade de excessiva de funcionários, é necessário ter critérios de avaliação, a fim de evitar escolhas equivocadas que resultem em prejuízos para a organização.

O presente trabalho vem mostrar o que é essa estrutura organizacional, tendo como objeto de estudo a empresa Alves Comercio LTDA, localizada na cidade de Teresina (PI). A partir do estudo do Diagnóstico Organizacional existente na referida empresa, este estudo procurou identificar os aspectos dessa estrutura no que diz respeito aos níveis hierárquicos, aos modelos de gestão, e se a empresa desenvolve projetos que envolvam ética e responsabilidade social. Este trabalho visa ainda a relatar possíveis problemas identificados na empresa, analisando-os de forma crítica para, assim, poder apresentar sugestões de melhorias para a empresa, contribuindo para conduzi-la no caminho da excelência gerencial/administrativa.

Atuando no segmento comercial, particularmente nas operações de compra e venda de materiais de construção civil, a empresa tem, como público alvo, tanto as construtoras (pessoas jurídicas), quanto órgãos públicos. Seus principais clientes, porém, são os consumidores comuns (pessoas físicas), justificando-se aí o fato de as vendas a varejo representarem o setor mais lucrativo da empresa, em termos de resultados econômicos.

A empresa foi fundada por um representante comercial de uma grande marca de produtos hidráulicos , o Sr. Antonio Alves que, com a experiência adquirida nas operações de venda, como também pelo conhecimento sobre o produto, resolveu abandonar a condição de empregado e investir em seu próprio negócio. Assim, nasceu a empresa Alves Comercio LTDA, limitada, a princípio, com a comercialização de tubos e conexões, mas ampliando-se, em seguida, para o comércio com outras mercadorias, tais como material elétrico e hidráulico em geral, e de construção.

Com mais de dezoito anos de atuação ininterrupta no mercado, a empresa é uma das que mais se destacam em seu segmento, orgulhando-se por manter, como diferencial, além da excelência do atendimento, a comercialização de produtos exclusivos. Para manter-se atuante, servindo à população e enfrentando a concorrência, a empresa conta com a colaboração de seus 15 funcionários contratados (incluindo o gerente), mais o proprietário - que exerce o cargo de diretor/presidente.

A metodologia de pesquisa utilizada para o desenvolvimento deste trabalho se apresenta em duas partes distintas. Uma bibliográfica e outra de campo, com roteiro de entrevistas. Para coleta dos dados, foram entrevistados três colaboradores de distintas hierarquias: alta, média e da base operacional. Sendo que esta fase foi completada com visita ao local pesquisado com o propósito de realizar as entrevistas e averiguar o ambiente a ser trabalhado.

Com os dados já coletados, passou-se a uma segunda fase, que se iniciou com a organização e análise dos mesmos, encerrando-se com a elaboração do texto final que se propõe a apresentar tanto as informações obtidas como também as conclusões da pesquisa, dentro da qual propõe sugestões de melhorias para possíveis problemas identificados.

2. O Diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com