TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Artigo: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JOCIANE STOLARSKI SCHELBAUER DE LIMA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Rio Negro – PR

2013

JOCIANE STLARSKI SCHELBAUER DE LIMA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Auditoria em Recursos humanos – Prof. Rinaldo Lima;

Legislação e Rotinas Trabalhistas – Prof.Jossan Batistute e Profª. Vânia Machado;

Recrutamento e Seleção e Remuneração – Profª Claudia Cardoso M. Napoli e Profª Joenice Diniz

Rio Negro - PR

2013

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO 4

2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 5

2.2 MÉTODO DE RECRUTAMENTO 6

2.3 TÉCNICAS DE SELEÇÃO 7

3 POLITICA DE CARGOS E SALARIOS 8

3.1 PERFIS DOS CARGOS: 8

3.2 DESCRIÇÕES DOS CARGOS: 8

3.3 INVENTÁRIOS DA FUNÇÃO: 9

3.4 PROCEDIMENTOS E POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO: 10

3.4.1 Salário de admissão: 10

3.4.2 Classificação dos cargos: 10

3.4.3.Processo para promoções e enquadramentos: 10

3.4.4 Período de reajustes, aumentos e reclassificação dos cargos: 10

4 LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS TRABALHISTAS 11

4.1 ACORDOS DE COMPENSAÇÃO DE HORAS DE TRABALHO: 11

4.2 BANCO DE HORAS: 11

4.3 ROTINAS PARA ADMISSÃO DOS CANDIDATOS: 12

4.4 CONTRATO DE TRABALHO 13

5 PLANO DE AUDITORIA ANUAL 15

6.CONCLUSÃO 19

BIBLIOGRAFIA: 20

ANEXOS 21

1.INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a importância do setor de Recrutamento e sele-ção nas organizações, pois é o setor que tem o primeiro contato com o futuro colabo-rador, oferecendo ao colaborador treinamento e capacitação constante, seguindo uma política de plano de cargos e salários, para motivação e valorização e também a importância de uma auditoria em recursos humanos pois é uma peça fundamental dentro das organizações , a mesma examina analiticamente e pericialmente as operações trabalhistas, direitos e deveres do empregado e do empregador, políticas e práticas de pessoal em uma organização e avaliando o seu funcionamento atual , por fim emitindo um parecer sobre inconformidades encontradas durante a análise e sugerindo ações de melhorias que a empresa deve tomar, com essas praticas a entidade sempre deverá evoluir e produzir cada vez mais, aproveitando melhor seus recursos humanos aumentando assim a rentabilidade, deixando a empresa dentro das conformidades legais seguindo conforme a Legislação e as Práticas tra-balhistas.

2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

2.1 AS FUNÇÕES ESCOLHIDAS FORAM:

- Recepcionista

- Caixa

Na hora de preencher o quadro de funcionários a empresa pode optar entre duas formas de recrutamento,são eles o recrutamento interno e o recrutamento ex-terno.

O Recrutamento Interno – Busca preencher as vagas existentes com pessoas que já estão trabalhando na empresa, pode ocorrer como promoções realizadas pela empresa onde os funcionários tem a oportunidade de crescer dentro da empresa ocupando cargos melhores remunerados. O custo é menor o empresa não gastará com anúncios, nem entrevista e todo o processo em si , a facilidade de já conhecer o perfil do candidato a vaga, também a vantagem seria a motivação que é proporciona-da ao colaborador. Mas é claro que tem suas desvantagem e uma das principais é que va continuar faltando um funcionário, e de qualquer jeito tem que contratar , outra desvantagem é não acrescentar novos conhecimentos para empresa, novas experiências e mais criatividade da mesma maneira que alguém novo poderia fazer .

O Recrutamento externo – Como o próprio nome já diz é busca de pessoas fora da empresa, a principal vantagem é que a empresa pode ter pessoas novas idéias e com experiência comprovada. Neste caso a empresa não terá gasto com treinamento, a desvantagem desse método é o custo alto em comparação ao recru-tamento interno, além de desmotivar os funcionários que já atuam na empresa e acreditam ser capazes de assumir aquela vaga. Portanto é inevitável que antes de recrutar deve-se avaliar o quadro de funcionários para identificar se existe alguém com condições de ser promovido.

O recrutamento deve ser realizado por pessoal qualificado, nos quais deve haver alguém que realize teste psicológico, primeiramente a empresa deve anunciar as vagas oferecidas e coletar currículos que depois devem ser classificadas por al-guém qualificado, que irá separar apenas aqueles que mais chamem atenção do mesmo, após a seleção dos currículos é que serão chamados para entrevista e todas as outras fases de seleção.

2.2 MÉTODO DE RECRUTAMENTO

No caso do Salão de Beleza optamos pelo recrutamento externo pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com