TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Casos: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 5

2.2 GESTÃO DE PESSOAS 7

2.3. COMUNICAÇÃO, CLIMA E CULTURA 8

2. 4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, vive-se uma nova realidade global, uma economia instável, fato que preocupa cada vez mais a classe empresarial. A concorrência está cada vez mais acirrada, o que faz com que permaneça no mercado empresarial somente quem está preparado e flexível às mudanças que vem ocorrendo.

Há muito tempo vem se falando a respeito da importância das pessoas no contexto empresarial, visto que, elas vêm sendo consideradas um dos maiores patrimônio de uma organização. Hoje, mais do que ter bons produtos e serviços, para que uma empresa permaneça no mercado ela precisa de diferenciação competitiva e, esta diferenciação, só será alcançada por meio das pessoas, seus conhecimentos e habilidades.

O trabalho em tela tem como objetivo geral Analisar a situação descrita no texto: História de Sucesso, tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados na disciplina do semestre: Psicologia organizacional, Gestão de Pessoas ,Comunicação, Clima e Cultur, Ética e Responsabilidade Social.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Atualmente, muito tem se falado a respeito da importância das pessoas no contexto organizacional, sendo elas consideradas o maior patrimônio que uma organização pode ter. Para se manter no mercado as empresas precisam de diferenciação competitiva e, para conseguir esta diferenciação, dependem das pessoas e suas habilidades. Sendo assim, capacitar e desenvolver as pessoas que compõe a organização torna-se fundamental à qualquer empresa.

Há alguns anos atrás, as competências técnicas era o que realmente chama a atenção das empresas, mas, hoje, mais do que competências técnicas elas buscam também competências comportamentais, que são aquelas relacionadas ao comportamento e a inteligência emocional dos indivíduos.

A personalidade não é a simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual. Na busca pela explicação do desenvolvimento do indivíduo como “ser único que é e com suas diferenças individuais”, os estudiosos da personalidade definiram como ponto de partida, que sua formação recebe fortes contribuições de determinantes genéticos e ambientais, sendo ambos importantes e complementares. (PERVIN; JOHN, 2004, p. 27)

É consenso que os recursos humanos são responsáveis pela diferenciação das empresas no mercado competitivo. São as pessoas que trabalham, criam e geram qualidade, contribuindo com a produtividade e a competitividade das empresas. Neste cenário, a Gestão por Competência surge como uma ferramenta que auxilia a empresa a visualizar quem e o que ela precisa treinar.

Com isso, a empresa pode obter maior produtividade, comprometimento e participação dos trabalhadores, fortalecer suas gerencias e equipes, o que certamente resultará em competitividade, contudo, há de se observar que existem dentro das organizações os níveis hierárquicos.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas funcionam como um todo organizado, e é a luz dessa organização que devemos compreendê-las” ( Magnusson 1999 apud PERVIN;JOHN, 2004,p.23)

Não há duvidas da importância do Trabalho para a vida do ser humano. Mas, como esta sendo estruturado esse trabalho, Através do trabalho se provocam modificações no mundo, mas também no homem que o executa, através no conhecimento de si mesmo no trabalho.

Entendo que dentro desse contexto que Gestão de pessoas é um conjunto de práticas e políticas que permitem a conciliação de expectativas entre as organizações e pessoas que ambas possam realiza-las ao longo do tempo.( JOEL DUTRA,2002)

2.3. COMUNICAÇÃO CLIMA E CULTURA

É o processo pelo qual as informações são transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de motivar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com