TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Exames: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética e Responsabilidade Social, Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Sob orientação dos professores Gisleine Fregoneze, Mônica Maria Silva, Márcio Rossi, Ana Céli Pavão.

Tutor de Sala: Nome

Tutora Eletrônica: Nome.

MACHADINHO D’OESTE

2012

SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................04

2. Diagnóstico Organizacional..................................................05

2.1 Estrutura Organizacional.............................................05

3. Modos de Gestão..................................................................08

4. Ética e Responsabilidade Social...........................................10

5. Conclusão..............................................................................12

6. Referências............................................................................13

1. Introdução

Propõe-se a seguir um escalonamento de uma das primeiras empresas firmadas dentro do nosso município. Sua cultura organizacional garantiu que seu patrimônio sobrevivesse e por isso seu diferencial serve de exemplo de empreendedorismo e estratégia empresarial.

2. Diagnóstico Organizacional:

Selecionada dentre muitas, a empresa Líder Eletrodomésticos (Marcos Alexandre Mansan Eletrodomésticos), foi escolhida por seu perfil cooperativo com a economia do município e do estado. Fundada em 1996 e deste então permanecendo com o perfil amigável de relacionamento com seus clientes garantem o retorno e seu reconhecimento, independentemente das parcerias empresariais que possui e também da estratégia comercial.

2.1 Estrutura Organizacional:

Ao se analisar a evolução da empresa, percebe-se que se deu por meio de um ideal em comum entre dois trabalhadores distintos e sem nenhum vinculo além da amizade.

Hoje, caraterizada como uma sociedade, a empresa se destaca entre as demais por ser pioneira no município e ainda por ser uma das únicas que não são filiais. Este perfil merece destaque, uma vez que praticamente todo o dinheiro movimentado dentro da empresa acaba voltando para o próprio município por meio de impostos e por se tratar de uma empresa que tem suas raízes fincadas neste solo.

Tal feito gera comodidade para o grupo consumidor, que pode se valer de um crediário diferenciado e muitas vezes mais abrangente, já que a negociação pose ser feita diretamente com a área administrativa (dispensando consulta de crédito submetida à financeiras e agências bancárias).

Ao longo de sua trajetória e evolução, seu desenvolvimento proveu setores mais abrangentes, necessitou da fragmentação de uma parte da empresa, que foi movida para outro terreno a fim de maximizar o rendimento: hoje, a empresa conta com um mini estoque em seu espaço físico principal, já que seu estoque primário, como dito acima, foi movido para outro local, onde pode ser ampliado e melhor organizado.

Devido a demanda, foi necessário delegar funções e responsabilidades, divididas em diversas áreas, que em seu maior número permaneceu no espaço físico primário da empresa. A tabela abaixo descreve os principais cargos e suas funções:

Cargo Principais Funções

Proprietário/Administrador Administrar organizacional e financeiramente a empresa. Também é responsável pela contratação e demissão de funcionários, delegando à cada um sua função básica.

Sócio/Gerente Gerir a estrutura organizacional e produtiva. É ainda responsável por firmar parcerias e pela aquisição/seleção dos produtos comercializados.

Estoquista Encarregado de receber e conferir mercadorias e encomendas, que serão processadas, montadas e transportadas posteriormente para o espaço primário da empresa e ficará ao alcance dos consumidores.

Montador Responsável pelo processo de separação e montagem de mercadorias.

Vendedor Um dos principais cargos, responsável em grande parte pelo desenvolvimento da empresa, pois, possibilita o acesso do consumidor ao produto. É atualmente o setor com maior quantidade de funcionários, que também são responsáveis pela organização das mercadorias e do ambiente de trabalho. Embora devidamente registrados, este serviço pode se dar por meio de porcentagem, que pode ser caracterizada como remuneração principal ou adicional.

Crediário/Caixa Por sua vez, é responsável pelo processamento de dados, desde a venda até a ordem de despache da mercadoria. Além do processo informatizado de consulta de credito, venda e recebimento, proporciona ainda produtos e serviços resultantes de parcerias com agencias bancárias e outros.

Entregador Responsável por levar a mercadoria diretamente ao consumidor de forma ágil e confiável, o que ocorre dentro do território municipal (nas zonas rural e urbana), em seus distritos e também em cidades vizinhas. Se necessário, é responsável pela montagem do produto na residência do consumidor, por acompanhar pedidos de assistência técnica e pela substituição de produtos defeituosos.

Cobrador Responsável por cobrar dividendos e negociá-los com os devedores, a fim de solucionar o problema de forma satisfatória a ambos os lados. Este cargo em especial pode é terceirizado, havendo ou não remuneração fixa (se não, havendo porcentagem).

Assistente de Limpeza/Copeiro Responsável pela limpeza do espaço físico da empresa, bem como pela confecção de pequenos aperitivos voltados para os consumidores.

Ao adentrar ainda mais na gestão de pessoas, ao analisar sua estrutura organizacional da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com