TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Dissertações: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que estamos vivendo as organizações precisam ter pessoas qualificadas e motivadas para o trabalho e entender que o comportamento humano nas empresas é vital, uma vez que o fator está vinculado a toda tarefa realizada na empresa. Hoje, as empresas para sobreviverem em meio à alta competitividade precisam investir na qualidade dos seus produtos, serviços e acima de tudo no capital humano. Neste projeto acadêmico, que será baseado no estudo de caso realizado na empresa Dictel Instalações de Cabos iniciaram-se em 2007 em Belo Horizonte MG, constituída pelo Sr. Raimundo, sendo sua atividade principal manutenção de estações e redes de telecomunicações . Atualmente, possui 41 funcionários, é gerenciada pelo único sócio. Dispõe de grande área física com galpão coberto e sua meta é atingir o mercado nacional e internacional. Identificando seu ambiente interno, verificando o grau de motivação e satisfação dos colaboradores, o nível de preparação dos lideres e também realizando um levantamento teórico sobre o tema pesquisado, afim de que possam ser traçadas novas estratégias de recursos humanos para a empresa em questão, alcançar seus objetivos.

O presente trabalho tem como tema Clima organizacional um fator de grande importância para motivação do empregado, e tem como objetivo identificar quais as variáveis de clima organizacional que influenciam a motivação dos colaboradores da empresa Dictel Instalações de Cabos ltda.

No desenvolvimento deste projeto buscamos observarmos as matérias estudadas em sala de aula: Comportamento, Clima e Cultura, Metodologia Científica e Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

2. DESENVOLVIMENTO – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Os conceitos de Clima Organizacional estão sempre visando a satisfação e a percepção dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho, condições de trabalho e as variáveis que interferem no desempenhar das atividades, entre outros. Para Chiavenato (1994): O Clima organizacional refere-se ao ambiente interno que existe entre os participantes de uma empresa. Está diretamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Uma vez criado, o clima organizacional passa a provocar poderosa influência sobre a motivação e correspondentemente sobre o desempenho, satisfação no cargo, absenteísmo, propriedade.

As empresas são compostas por indivíduos com várias percepções e atitudes que determinam o seu comportamento nas organizações. Atualmente,não investir nas pessoas e na sua qualidade de vida no trabalho passa a ser o pior negócio que uma empresa pode realizar, pois em linhas gerais a valorização do fator humano em uma organização passa a ser o diferencial competitivo. As organizações estão passando por mudanças profundas e complexas, as empresas tem que desenvolver novas formas organizacionais de trabalho. Dessa forma, avaliar o clima organizacional é um fator importante, uma vez que para se ter um bom desempenho, faz-se necessário envolver os funcionários, motivar ou pelo menos deixar satisfeitos os empregados de uma empresa é parte da missão da administração de recursos humanos. Então cabe a ela diagnosticar, periodicamente, o clima organizacional, dessa forma ficará sabendo se a parte mais nova de sua missão está sendo atingida. Satisfação é uma energia indireta extrínseca, ligada a aspectos como salário, benefícios, reconhecimento,chefias, colegas, entre outros, e segundo ele são essas energias indiretas ou extrínsecas que formam o clima organizacional. E esse clima nada mais é do que um indicador do nível de satisfação ou insatisfação dos empregados no trabalho.

Os objetivos específicos deste trabalho são; verificar qual o tipo de clima organizacional que predomina na opinião dos seus colaboradores, identificar qual o grau de satisfação dos colaboradores, com relação ao tipo de clima organizacional predominante e sugerir a empresa, de acordo com os resultados da pesquisa, estratégias para seu crescimento e solidificação no mercado.

2.1- Descrições de cargos

A empresa possui descrição de cargos, sendo:

1 gerente/financeiro – administra parte financeira e administrativa

2 aux. escritório – auxiliar o gerente na parte administrativa e financeira

3 Supervisor – Supervisiona as atividades de seus colaboradores

4 Encarregado Lançamento – direciona os funcionários a executar suas habilidades em cada função

5 Emendador – emenda a fibra ótica

6 Oficial de Rede – trabalha com cabo ótico

7 Motorista – transportar os equipamentos e funcionários aos devidos locais de trabalho externo

8 Cabista – trabalha com cabo metálico

9 Ajudante Geral – auxiliar geral

A empresa citada não possui Gestão de Recursos Humanos, conta com a orientação de sua contabilidade e um advogado para futuras causas trabalhistas, caso venha ter.

Possui a elaboração de PPP, PCMSO, e Periódicos.

A seleção para participar do recrutamento, é feita através de indicação de conhecidos.

2.1.1 – Estrutura de Rh

A comunicação é um fator muito importante dentro de qualquer organização, na busca de qualidade, de inovação, de responsabilidade nos deparamos com a necessidade da comunicação, é um meio de troca de informações que, quando mal interpretadas, poderão causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional, assim é considerado no empresa Dictel a comunicação é feita diretamente entre patrão e funcionários, evitando assim as distorções da comunicação e trazendo assim mais confiança, dedicação e respeito para com seus colaboradores. Quanto a ações que contribuam com o bem estar dos colaboradores, podemos observar, que a empresa conta com um amplo clube onde oferece lazer ao mesmo e sua família e ainda torneio de futebol por pelo menos 2 vezes ao ano em uma quadra no estabelecimento da empresa, uma ótima festa de confraternização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com