TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Monografias: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

1 – INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos para a organização significa a valorização do elemento humano, com o objetivo de permitir que as pessoas possam criar inovar, contestar, apoiando a empresa como um todo.

O presente trabalho procura analisar a situação da empresa de prestação de serviços de limpeza das irmãs Camila, Valéria e Vanessa, que atua no ramo de limpeza, e quer ampliar o negócio.

Assim estará recrutando e selecionando candidatos para formar uma segunda equipe de trabalho. Desta forma, buscará averiguar quais são as habilidades requeridas das pessoas e quais as características que a empresa procura para preencher o cargo, onde também será feita uma análise geral a respeito da legislação trabalhista, no que diz respeito aos preceitos, direitos e deveres nas relações trabalhistas e será elaborado ainda um plano de auditoria anual que contemple todos os processos da organização.

2 – DESENVOLVIMENTO

Este trabalho objetiva aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática.

A empresa das irmãs Camila, Valéria e Vanessa ainda não completou um ano de atividades. Assim as irmãs tinham várias ideias para ampliar o negócio, mas as ações eram muito amplas sem foco, o que poderia prejudicar o andamento do empreendimento.

As funções já estavam definidas quando as irmãs pensaram em formar uma segunda equipe para aumentar o negócio. Já existiam as funções administrativas e financeiras, auxiliar administrativo, comercial, operacional, líder de equipe e auxiliar de limpeza.

Com o apoio do SEBRAE, perceberam que para crescer seria necessário separar as finanças pessoas da empresa, definir rotinas, implantar controles, definir funções e responsabilidades.

DESAFIO 1

O primeiro desafio a ser alcançado, é a formação de uma segunda equipe, para isso será necessário contratar outro líder de equipe. Esse lider é uma espécie de funcionário “chave”, aquele que atua diretamente sobre a equipe de trabalho e que contribui para fazer do clima organizacional um ambiente sempre produtivo ao grupo e, consequentemente, ao andamento do negócio.

Compete ao verdadeiro líder, considerando o seu cargo e qualificações, motivar e influenciar positivamente os seus liderados, buscando sempre atingir os melhores resultados e mantendo a força de vontade e a satisfação da equipe alinhadas, em sintonia com as instâncias superiores da organização.

Competências interpessoais: Liderança, organização, iniciativa, flexibilidade, facilidade no relacionamento interpessoal.

Experiência: 2 anos

Carga Horária: 44 horas semanais.

Em seguida, será realizado o recrutamento, que é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para se eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos eficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Alias, a função do recrutamento é de suprir a seleção de matéria-prima (candidatos) (ARAÚJO; GARCIA, 2008).

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, dentre quais serão selecionados os futuros participantes da organização (ARAÚJO; GARCIA, 2008).

O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O inicio do processo de recrutamento depende de decisão da linha. Em outras palavras, o órgão de recrutamento não tem autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. Como o recrutamento é uma função staff, suas providências dependem de uma decisão da linha, que é oficializada através de uma espécie de ordem de serviço, geralmente dominada requisição de empregado ou requisição de pessoal. Trate-se de um documento que deve ser preenchido e assinando pelo responsável que pretende preencher algumas vagas em seu departamento, ou seção. Os detalhes envolvidos no documento dependem do grau de sofisticação existente na área de recursos humanos: quanto maior a sofisticação, menores os detalhes que o responsável pelo órgão emitente devera preencher no documento (ARAÚJO; GARCIA, 2008).

O candidato ou candidata já passou pelo processo de recrutamento; logo, provavelmente, poderá vir a atender adequadamente os pré-requisitos do processo seletivo. Além do mais, “recrutar os melhores candidatos é o primeiro passo para entender bem” (site employer, 2004). Todavia, cabe á empresa dar início a um novo artifício, o de “ redução do número de candidatos”. Este procedimento consiste em escolher, dentre estas pessoas, as que melhor se adaptam á cultura da organização, para que estas possam prosseguir no processo de seleção. É com esta conversa que o entrevistador, com muita habilidade, tem a oportunidade de comprovas a veracidade do que lhe foi passado por intermédio do currículo. Vamos nos deter um pouco mais para aconselhar extrema cautela nessas entrevistas preliminares (ARAÚJO; GARCIA, 2008).

Para Chiavenato (2004), o recrutamento externo oferece a vantagem de trazer experiências novas para a organização. A entrada de recursos humanos ocasiona uma importação de ideias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da organização e, quase sempre, uma revisão na maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro da empresa. Com o recrutamento externo, a organização mantém-se atualizada com o ambiente externo e a par do que ocorre em outras empresas.

A divulgação da vaga será por recrutamento misto, pois na prática, as empresas nunca fazem apenas recrutamento interno ou apenas recrutamento externo. Ambos se complementam e se completam. Ao fazer um recrutamento interno, o indivíduo deslocado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com