TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 9

1.INTRODUÇÃO

Creche Escola Espaço e Artes

O método utilizado primeiramente foi da observação, quando analisamos o ambiente externo, interno, estrutura da organização, divisão de tarefas, organograma e entrevistas informal não estruturada com colaboradores, coletando informações e sugestões claras e objetivas referentes às dificuldades e as melhorias apresentadas pela empresa. A empresa pesquisada é uma escola de educação infantil, Creche Escola Espaço e Artes, situada Rua Americo Luz N.274, Bairro Bairú- Juiz de Fora – , empresa de pequeno porte com 10 anos de funcionamento, atualmente com 13 funcionários,distribuidos nas funções de diretora,coordenadora,pedagoga,professoras,secretária e serviços gerais, que busca a melhoria constante em seu processo de desenvolvimento na educação mas esbarra em problemas e conflitos internos de forma a afetar diretamente seus colaboradores e consecutivamente os alunos. Os problemas ocorrem nas execuções das atividades devido a falta de liderança e até a ausência de um responsável de forma geral, gerando grande stress e uma rotatividade de funcionários frequente. No trabalho apresentaremos algumas idéias que são utilizadas em algumas organizações e que em sua totalidade resolvem estas questões, como pesquisas internas de satisfação dos funcionários, programas de planos de carreira, liderança e divisões nos departamentos. As idéias apresentadas tem também o objetivo de facilitar a vida dentro da organização gerando recursos diversos acertando as dimensões dos entraves de forma a organizar e planejar todas as metas e objetivos, sendo no curto, médio ou longo prazo.

Desenvolvimento

2-JUSTIFICATIVA

No processo do diagnóstico organizacional será possível detectar e analisar com mais cuidado os problemas e as falhas, que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam alcançados. A partir desse diagnóstico serão elaboradas ações na tentativa de eliminar as dificuldades presentes nas áreas distintas da organização, otimizando dessa forma todos os procedimentos de trabalho na empresa.

No diagnóstico a cooperação de todos os setores que fazem parte do processo sistêmico é de suma importância para o planejamento de revitalização da empresa. De acordo com os resultados do diagnóstico serão feitos ajustes ou mudanças radicais na estrutura da instituição com o objetivo de adaptá-la à realidade atual do mercado. Através do trabalho de diagnóstico organizacional teremos condições de encontrar as falhas e identificar as soluções possíveis para a organização.

3 - RECURSOS HUMANOS

A empresa, por seu número de funcionários, classifica-se como pequeno porte. Com recursos humanos limitados, mas suficiente para a sobrevivência da empresa, favorece uma organização paternalista, onde muitas vezes a empresa influencia a vida pessoal do funcionário.Possui como característica na contratação de novos funcionários a não exigência de experiência, pois todo o treinamento necessário é fornecido pela empresa. A seleção é feita pela Diretoria. Após o treinamento há uma avaliação do novo funcionário, pela Diretoria juntamente com a liderança de produção, para verificar a aptidão e desempenho no trabalho.Com os baixo salários oferecidos, há uma grande rotatividade de funcionários .A Diretoria tem ciência da necessidade de uma formalização de regras e normas, como a criação de um regulamento interno, mas ainda não possui certeza de que regras, ou normas,adotar e em qual prioridade.

4- DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL CRECHE ESCOLA ESPAÇO E ARTES

Nome da empresa: Creche Escola Espaço e Artes

Colaboradores:13

Endereço: Rua Americo Luz n. 274

Bairro: Bairu

Cidade: Juiz de Fora

Estado: MG

Ramo de atividade: Creche Escola de Educação Infantil

4.1 ANÁLISE CRÍTICA DE TODOS OS PROBLEMAS IDENTIFICADOS

1.Conflito Interpessoal

O dia - a - dia na empresa possui muitas variáveis, dentro dessas encontramos a dificuldade das pessoas enxergarem o ponto de vista do outro e pensar que estão certos o tempo todo, tem muita dificuldade em aceitar as diferenças existentes em seu colega de trabalho, assim querendo `` formatar ´´ a outra pessoa ao seu jeito, não prestam atenção nos outros e não sabem ouvir com empatia, desta forma acabam criticando e condenando as ideias dos outros a maior parte do tempo, assim eliminando qualquer possibilidade de cooperação Em busca de sucesso profissional e prestígio, muitas pessoas buscam uma colocação melhor dentro da empresa, e muitas vezes, causam conflitos, que é o desentendimento entre duas ou mais pessoas podendo manifestar-se de diversas formas, como a competição entre os indivíduos, rivalidades, divergências de posicionamentos grupais, entre outros.

2.Estresse

Os lideres desta empresa não se conhecem suficientemente para saber as competências que lhes falta para buscar treinamento e pessoas capacitadas, não conhecem o ponto de equilíbrio da empresa e gastam mais do que podem, adiam decisões que precisam ser tomadas rapidamente, não suprem seus colaboradores e a si mesmo com treinamentos, assumem compromissos que não podem cumprir. Contratam pessoas que não são adequadas para a função e esquecem que os colaboradores servem ao cliente e não ao chefe. Por todos estes motivos há uma rotatividade muito grande de colaboradores, assim sobrecarregando os outros colaboradores da empresa causando estresse nos mesmos.O estresse por sua vez, é um estado emocional incômodo, decorrente da incerteza percebida pelo funcionário se será capaz de realizar ou não as demandas de seu trabalho. As reações do estresse para a vida do trabalhador são imensas, vão desde reações fisiológicas até reações comportamentais e cognitivas. As consequências desse estado são os altos custos tanto pessoais, quanto organizacionais como: assistência médica, absenteísmo, rotatividade, baixo compromisso organizacional, dentre outros. As causas da insatisfação e o estresse são variáveis, e vão desde o ambiente físico e interpessoal, até a visão desempenhada do funcionário, e o papel da empresa na vida do mesmo.

3.Absenteísmo:

As principais causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com