TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  28/3/2016  •  Dissertação  •  6.123 Palavras (25 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 25

DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

RESUMO

Este estudo científico tem como objetivo principal analisar a opinião dos professores da Disciplina Didática da Educação Física sobre as abordagens pedagógicas, partindo da hipótese de que os docentes possuem opiniões divergentes quanto ao trato e ao conhecimento acerca das abordagens. Tendo como objetivo geral analisar a opinião dos professores de Didática dos Cursos de Licenciatura em Educação Física da região do Crajubar sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. O presente trabalho tem a intenção de propor uma contribuição para a Educação no meio acadêmico, pois, está sendo de suma importância compreender como é tratada a Disciplina Didática nos cursos de licenciaturas em Educação Física em nosso país, como também o nosso interesse pela temática. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo, pois, por trabalharmos com dados ou fatos colhidos da realidade, optamos pela pesquisa descritiva. E com a finalidade de desenvolver e esclarecer conceitos e idéias cogitou-se, também, a pesquisa exploratória. Fizemos a coleta de dados através de entrevistas semi-estruturada, selecionado por considerar mais apropriado, o método fenomenológico de análise que atende a nossa preocupação que tem como propósito interpretar o fenômeno caracterizando-o e descrevendo-o sem, necessariamente, realizarmos intervenções, mas apenas interpretá-lo conforme se apresenta. Foram entrevistados os professores da Disciplina Didática da Educação Física das Instituições de Ensino Superior da Região do Cariri. Sendo assim necessitamos de um conhecimento maior a respeito das abordagens para podermos nos definir por alguma delas, como também, sermos cultivados desde a formação acadêmica a analisar criticamente a utilização ou não de determinada abordagem, observando sempre, o indivíduo que se deseja formar, como também.

Palavras-chaves: didática, abordagens pedagógicas, educação física.

INTRODUÇÃO

A Educação Física nos últimos anos tem se dedicado a discutir sobre temas relevantes da área, entre eles destacamos as abordagens pedagógicas. Estas estão tendo uma maior abrangência por causa de suas diferenças sistemáticas e metodológicas, sendo necessário um estudo aprofundado por intelectuais da Educação Física.

O local em que encontramos um grande potencial para difundir estudos referentes às abordagens são nas Instituições de Ensino Superior, especialmente nas Disciplinas que tratam da Didática da Educação Física, pois é nesta matéria de ensino que se concentra a maioria dos questionamentos referentes às abordagens.

Desde o início das civilizações os educadores usavam métodos de ensino diferenciados para que seus pupilos aprendessem da mesma forma que a eles foram ensinados. Observa-se que os mestres repassavam o conhecimento com o intuito de formar indivíduos com as características da sociedade em que estavam inseridos. Na Era Antiga/Medieval, os educadores em questão, que apesar de estarem em épocas históricas diferentes, difundiram suas concepções de mundo nas quais suas reflexões convergiam para um ponto em comum, sendo assim

Buscavam desenvolver no homem sua essência de forma a atender as necessidades que as justificavam. Levando em conta a estratificação social predominante na sociedade, nesta época, o homem a ser desenvolvido era o que compunha a classe de homens livres. A esses eram conferidas todas as prerrogativas humanas VIEIRA (2006, p. 1).

A formação da teoria didática data do século XVII, que marca o fim do Renascimento e início do Período Medieval, quando João Amós Comênio[1] (1592-1670) escreveu a primeira obra sobre Didática, intitulada “Didática Magna” [2], desenvolvendo um novo método de ensino. Um de seus princípios diz que “[...] a educação é um direito natural de todos” Libâneo (1994, p.58).

É importante observarmos a evolução dos conceitos sobre a Didática para que possamos entendê-la de forma sucinta e objetiva. O termo em questão vem do grego didaktike[tékhne], que quer dizer arte de instruir, de ensinar. Na Grécia Antiga era utilizado como ensinar, instruir, fazer aprender, com significação muito semelhante à atual, ou seja, indicando que o objeto ou a ação qualificada dizia respeito ao ensino: poesia didática, por exemplo. Candau (1997, p.27) destaca que “didática, desde os tempos imemoriais dos gregos, significa um modo de facilitar o ensino e a aprendizagem de modos de conduta desejáveis”.

Observando o que Libâneo (1994, p.28) relata sobre a Didática, ele diz de forma precisa que

Didática pode constituir-se em a teoria do ensino. (...) aparece quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada do ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes. (ibid.p.58)

A teoria de ensino assumirá o papel de examinar criticamente os diferentes métodos e procedimentos que ajustarão a aprendizagem de crianças e jovens. A última afirmação de Libâneo nos induz a observar que a intervenção didática não acontece somente no contexto escolar, mas também, no seio da sociedade. Esse processo de ensino que ocorre fora do ambiente escolar é chamado de ensino informal. Já o ensino formal é aquele que acontece na instituição escola.

        A interação desses dois ensinos é imprescindível para o desenvolvimento de quem aprende. Se não há uma sincronização entre os conhecimentos trazidos pelo ensino informal com os apresentados no ensino formal, a aprendizagem será desfavorecida ocorrendo defasagem no aprimoramento do saber.

Para entendermos o que é Didática ou Didática geral, nos reportaremos a alguns estudiosos que desenvolveram suas teorias com base em seus conhecimentos, suas comunicações e seus pensamentos.

A Didática Geral reconhece sua natureza incompleta, a partir do momento em que as pessoas atribuem-na um novo significado através da mudança de sua visão de mundo, sendo assim encontra nas Didáticas Específicas contribuições que a complementa ou tenta complementá-la.

A Didática Específica não substitui a Didática Geral, porém estabelece enlaces que amplia, principalmente, a formação inicial do professor e busca estabelecer relações diretas com a ação educativa deste profissional da cultura na escola com a perspectiva de reconceitualizar os conteúdos de ensino que se caracterizam como conteúdos educativos, instrumentais e operativos (SOUZA, 2004).

A Didática Específica, aqui abordada como Didática da Educação Física, analisa a função e os objetivos de cada disciplina, orientando a dosagem da matéria a ser transmitida ao aluno e sua distribuição pelas fases e graus de ensino, sendo assim, ela se resulta imprescindível para o professor que se ocupa de determinada disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com