TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO TRIBUTARIO

Exames: DIREITO TRIBUTARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Exmo. Sr. Dr. Juiz Federal da ___ Vara Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia.

Sociedade Ltda. PB, portadora de CNPJ nº _______________, com inscrição nº ___________ na Junta ______, contrato social anexo, com sede domiciliada na ______________________, vem, por seu advogado, com endereço para receber intimações na ____________________, respeitosamente, à presença de Vossa Excelencia, nos termos dos arts. 273, 282 e 585, parágrafo 1º, do CPC, art. 151, V, do CTN e art. 38 da Lei 6.830/1980, propor a presente

AÇÃO ANULATÓRIA DE DÉBITO FISCAL COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

em face da FAZENDA PÚBLICA NACIONAL/UNIÃO FEDERAL, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

I – DOS FATOS

A Fazenda Nacional está cobrando a Cofins sobre o faturamento do contribuinte por meio de uma técnica de tributação que se entende indevida, qual seja, mediante a inclusão na base de cálculo da referida contribuição do valor relativo ao ICMS a ser pago pelo mesmo contribuinte nas operações de fornecimento de mercadorias. O que ocorre é um alargamento da base de cálculo da Cofins, bem como a incidência da mesma sobre o próprio valor do ICMS a ser recolhido em favor dos Estados.

Pelos fundamentos a seguir expostos é que se entende ser indevida a inclusão de tal valor na base da tributação em análise, razões pelas quais se pretende ver declarada a ilegitimidade de tal técnica de tributação, bem como a anulação do lançamento e a conseqüente revisão do valor a ser pago, o que deu ensejo à referida ação anulatória.

II – DO DIREITO, DOS FUNDAMENTOS DO PEDIDO

A CRFB/1988 autoriza, em seu art. 195, I, a, a União Federal a cobrar contribuição para custear a seguridade social a incidir o faturamento dos empregadores, bem como de todos aqueles a quem a lei equiparar.

A LC 70/1991 regula tal via de tributação, determinando que a contribuição em análise seja cobrada com uma alíquota de 3% sobre o valor faturado pelo sujeito passivo.

A grande discussão reside em saber qual seria o conceito de faturamento, o qual deve ser tomado como parâmetro para a tributação, sendo o numerário indicativo de sua dimensão a verdadeira base a se adotar para fazer o cálculo do valor a pagar.

Nesse linear, um conceito de faturamento que conduza a uma mais ampla quantificação desse numerário tornará a base de calculo mais grandiosa e de certo, após a incidência da alíquota, a prestação a ser paga pelo contribuinte ficará mais cara, do mesmo modo em que, caso se adote um outro conceito de faturamento que reduza esse quantitativo a ser utilizado como base de cálculo, a prestação ficará reduzida. E o fator que, neste caso concreto, pode interferir na dimensão da prestação a ser paga pelo sujeito passivo, por interferir na exata qualificação do que se entende por faturamento é a discussão a respeito da possibilidade ou não do valor pago pelo ICMS ao Estado ser considerado como elemento integrante do faturamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com