TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ELISANGELA MATOS SANTOS -RA 2184943539

ELIZABETE PAZ SILVA BRAGA –RA 419887

FRANCISCA EMANUELA MARTINS LAURENTINO –RA 2892613188

7º SEMESTRE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES.

JUAZEIRO DO NORTE- CE 2017


Introdução

mundialmente a inclusão vem sendo um tem a bastante debatido .A legislação é explícita, é obrigado acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. Entretanto, não basta só acolher, mas proporcionar  ao aluno com necessidades educacionais especiais condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Sendo assim, buscou-se no presente estudo discutir sobre o processo de inclusão principalmente nas disciplinas citadas, também a função da escola e o papel do professor no processo de inclusão. Focamos a importância da relação entre professor/aluno para o sucesso na aprendizagem, propondo dessa forma, algumas sugestões sobre “possíveis ações na prática do dia-a-dia”, aos professores do ensino regular que atuam nas escolas da rede publica ou particular no decorrer do ano letivo se deparam com alunos com necessidade especiais. Por fim, apresentamos os dados coletados e as discussões realizadas sobre a prática escolar e o processo de inclusão.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

Plano de ação da Estação das Sensações e Descoberta tabela com os seguintes.

Itens: 1 - Nome da Escola- Escolinha Saberes diferentes  

2- Turma: 2º ano

 3 – Professora: Regiane e Elisangela

4- Ação: Descoberta dos sentidos, noções de tamanho e peso.

5- Conteúdo: 5 sentidos, peso e tamanho.

6 – Disciplinas: Ciências ematemática

7 – Encaminhamento Metodológico: Interdisciplinaridade entre diferentes disciplinas.

8 – Recursos: Caixas, cartolinas, lixa, algodão, frutas, água...

9 – Avaliação: Observar se os alunos exploram e reconhecem todos os sentidos.

PASSO 2

Os conteúdos que foram abordados no circuito foram disponibilizados através de estações.

1ª estação: Cheiros no ar (OLFATO)

2ª estação: Gosto ou não gosto (PALADAR)

3ª estação: Com as mão (TATO, PESO E TAMANHO)

4ª estação: De orelha em pé (AUDIÇÃO)

PASSO 3

O desenvolvimento do nosso trabalho será na brinquedoteca, o local será organizado no tuno oposto com a ajuda dos professores das outras disciplinas.

As crianças irão passar pelo circuito e desenvolver as suas habilidades em cada estação em alguns momentos serão feitos alguns questionamentos pelos professores.

No circuito as crianças produziram várias atividades, em uma delas elas escutavam o som de um animal em seguida iriam reproduzir o animal com argila, e por fim produzir um cartaz com as experiências vividas em cada estação.  

PASSO 4

Durante o circuito  foi possível trabalhar de forma lúdica e concreta questões do dia a dia e que são importantes para a criança para o seu bem estar , como fora e  para o seu auto conhecimento como individuo único.

O trabalho partiu do que as crianças conheciam e que era parte delas.

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula enfim desvendar o contexto como um todo e mais ainda de forma lúdica sem a obrigação  do trabalho metódico do ensino pela obrigação de atender um conteúdo programático, esse trabalho nos proporcionou viver a expectativa do conhecido que é o trabalho corriqueiro de trabalhar os sentidos na manipulação de diversos materiais e inovar para algo investigativo da causa e efeito, consequências refletindo, pensando analisando tirando conclusões e sentindo, vivendo cada sentido na sua subjetividade e na sua coletividade, sabemos que na faixa etária  das nossas crianças as sensações vividas estarão todas armazenadas em memórias e que mais na frente todas serão novamente ativadas e transformadas no aprendizado mais eficaz e significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com