TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA Disciplinas Norteadoras Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes Não Escolares.

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. Introdução.................................................................................3

2. Dados da escola.......................................................................4

3. Plano de ação...........................................................................4

4. Plano de aula............................................................................6

5. Avaliação..................................................................................8

6. Conclusão.................................................................................9

7. Referências.............................................................................10

1.Introdução

A ciência é o conhecimento claro e evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstração quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos. Esta definição permite distinguir os três tipos de ciência: as ciências formais, compreendendo a Matemática e as ciências matemáticas como a física teórica; as ciências físico-químicas e experimentais (ciências da natureza e da matéria, biologia, medicina); as ciências sociais, que se referem ao homem, a sua história, o seu comportamento, a língua, o social, o psicológico, a política. No entanto, os seus limites são leves; em outras palavras, não existe categorização sistemática dos tipos de ciência, o que constitui, além disso, um questionamento epistemológico. O presente trabalho analisa a importância do Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. É parte integrante do mesmo, a análise dos significados da alfabetização científica e a elaboração de um conceito de alfabetização científica para as séries iniciais de escolaridade. O ensino de Ciências com seus métodos, linguagem e conteúdos próprios, tem o objetivo de promover a formação integral do cidadão, como ser pensante e atuante, e como corresponsável pelos destinos da sociedade. A criança, desde as Séries Iniciais de escolaridade, é cidadã que se constrói através de inúmeros atos interativos com os outros e com o meio em que vive. Ela é sujeito de seus conhecimentos. “O propósito mais geral do ensino das Ciências deverá ser incentivar a emergência de uma cidadania esclarecida, capaz de usar os recursos intelectuais da Ciência para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do Homem como ser humano”. (CARMO, 1991, p. 146). Portanto, esse trabalho irá nos mostrar a importância do ensino de ciências e sua contribuição para a sociedade.

2. DADOS DA ESCOLA

Escola: EMEF.Profª Maria José Guido França

Professora: Elizabete Souza

Turma: 2º Ano A

Ação: Estações das sensações, descobertas e jogos matemáticos.

Conteúdo: Cinco sentidos do corpo e noções matemáticas.

Disciplina: Matemática e Ciências

Encaminhamento Metodológico: Todo o projeto será trabalhado na quadra do poliesportivo.

Recurso: Materiais recicláveis, descartáveis, jogos matemáticos, alimentos e etc.

Avaliação: Relatório do grupo.

3. PLANO DE AÇÃO

A turma do 2ºA, tem 30 alunos, sendo um com deficiência visual, o “Projeto Estações das sensações e descobertas e noções matemática”, tem por objetivo explorar por meio de brincadeiras, alguns sentidos do corpo humano e mental, experimentar a sensação de privação da visão e refletir sobre a função dos sentidos. No Poliesportivo, junto ao professor brinquedista, Pedro e a professora Elizabete do 2ºA criaram a estação dos sentidos, onde as crianças irão passar e conhecer algumas funções dos sentidos do corpo como tato, visão, audição, olfato e pela gustação e também noções Matemática. Isso quebrara a rotina de sala de aula e propiciara um momento de prazer lúdico, tanto para os alunos quanto para os professores envolvidos. Na Estação sentidos e descobertas serão divididas em seis pontos, ao começar o caminho as crianças irão passar primeiro pela estação do tato, onde elas encontrarão uma caixa de sapato bem fechada apenas com um buraco e dentro delas com vários objetos, como folha de papel, pedaço de madeira, lixa, borracha, garrafa pet, colheres, etc. Os alunos deverão inserir a mão no buraco da caixa para sentir os objetos que estão no interior dela e adivinhar quais são eles. Ao caminhar os alunos encontrarão a segunda estação, a do olfato, aonde eles irão observar em cima de mesas vários copos descartáveis e todos com algodões embebidos em várias substancias como café coado, chocolate quente, suco de limão, chá de hortelã, chá de canela, cravo, alho amassado, etc. Todos os copos estarão fechados com uma gaze e elástico. Os alunos deverão fechar os olhos, sentir o aroma de cada copo e tentar identificar seu conteúdo.

Continuando o percurso, chegou estação três, a do paladar. Aonde os alunos encontrarão diversos alimentos como frutas e legumes. Eles irão provar de tudo um pouco como maça, banana, laranja, melancia, batata cozida, cenoura, alface, queijo branco e etc. Todos os alimentos picados em uns recipientes com palitos. Todos sentados serão sorteados alguns alunos, com uma venda nos olhos a professora ira oferecer um dos alimentos que ali se encontrado para que possa ser descoberto. A quarta estação será á audição, eles irão colocar uma venda nos olhos, ao caminhar passando por volta da mesa eles irão escutar diversos sons, como de chocalho, apito, rádio com, música,água caindo ao final do percurso às crianças terão que dizer que sons eles ouviram. Continuando o caminho se encontra a estação da visão, os alunos terão que observar tudo que estiver na bancada será sorteado algumas crianças que deverão colocar venda nos olhos, a professora ira tirar alguns objetos da bancada, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com