TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  18/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Licenciatura em História

Adriana M. Oberek Soares – RA 8371814703

Júlio César Santana Rosa – RA 8976182427

Suzy Andrielli Pallu – RA 9608513146

DESAFIO PROFISSIONAL – DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO; HISTÓRIA DA ÁFRICA, HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO I; TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA; HISTÓRIA MODERNA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.

Profª. Ma. Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Prof°. Fernando Vendrame Menezes

Profª Miksileide Pereira

Prof° Msc. Djalma Silveira

Telêmaco Borba-Pr

2016

[pic 2]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Licenciatura em História

Adriana M. Oberek Soares – RA 8371814703

Júlio César Santana Rosa – RA 8976182427

Suzy Andrielli Pallu – RA 9608513146

DESAFIO PROFISSIONAL – DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO; HISTÓRIA DA ÁFRICA, HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO I; TEORIA E FILOSOFIA DA HISTÓRIA; HISTÓRIA MODERNA; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO.

Profª. Ma. Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Prof°. Fernando Vendrame Menezes

Profª Miksileide Pereira

Prof° Msc. Djalma Silveira

Trabalho apresentado para avaliação nas disciplinas de Didática da História no Ensino Médio; História da África; História do Brasil Republicano I; Teoria da Filosofia da História; História Moderna; Avaliação e Currículo, período 5º semestre da Universidade Anhanguera – Uniderp, ministrado pelos Professores EAD: Profª Ma. Ausdy Nazareth Castro dos Santos; Prof° Fernando Vendrame Menezes; Prof° Miksileide Pereira, Prof° Msc. Djalma e Profª local: Izabel Cristina Rodrigues Viana.

Telêmaco Borba-Pr

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................5

2.1. PROJETO I..........................................................................................................................5

2.2. PROJETO II.........................................................................................................................6

2.3. PROJETO III........................................................................................................................7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................................7

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................9

5.ANEXOS...............................................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Considerando que o planejamento é um componente da construção do conhecimento e organização metodológica, o objetivo deste desafio é abordar sua relevância dentro do mesmo, sendo observados em sua construção as fases de definições dos conteúdos, objetivos, tempo de execução das aulas, situações didáticas, recursos utilizados e avaliação da aprendizagem. O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. PROJETO I

TEMA: HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTORIOGRAFIA.

N° DE AULAS

4 aulas de 50 minutos cada.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Novos olhares sobre a África

A luta pela preservação da Identidade.

  • Analisar e reconhecer a importância do estudo da História do continente africano;
  • Conhecer a luta pela preservação e reconstrução da Identidade;
  • Contribuir para a compreensão dos processos da história, através da análise comparando as diferenças entre momentos históricos.

 

SITUAÇÕES DIDÁTICAS / METODOLOGIA

PARTE 1:

Exposição do tema e análise do conhecimento prévio do aluno para, se necessário for, desconstruir preconceitos e adquirir uma visão diferenciada através de questionamentos.

Projeção do vídeo: “A África que nunca vimos, ou ninguém nos mostra”

Após assistirem o vídeo, questionar aos alunos sobre a contribuição deste para seu conhecimento, conforme discussão anterior, ressaltando que a África é um Continente e não um país, os quais muitos acreditam ser, e sua importância para a humanidade através da produção de um texto crítico.

PARTE 2:

Leitura e análise dos textos onde apresentam duas opiniões, uma positiva e outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano. A proposta para esta atividade é a leitura, interpretação e debate dos textos pelos alunos.

PARTE 3:

Partindo dos textos, os alunos serão separados em grupos: defesa, acusação, júri e juiz e assim montado um júri simulado. Este trabalho tem como finalidade levar os alunos a pesquisarem motivos (argumentos) para a importância de se contar ou não a História da África. Neste trabalho os alunos terão autonomia de montarem sua apresentação. Neste trabalho não há “sentença” ou resultado correto ou errado, será escolhido o grupo que apresentou os melhores argumentos.

RECURSOS

Leitura e Debate de textos e documentos históricos, imagens, quadro-negro, textos, Data-show e vídeos.

AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS

As avaliações ocorrerão através da participação nas atividades propostas, debates, leitura e interpretação dos textos, escrita e apresentação do júri.

INSTRUMENTOS

Atividades individuais e em grupo, participação em sala de aula, relatórios, produção de textos, trabalho de pesquisa e apresentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (303.6 Kb)   docx (97.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com